Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019 já tem tema escolhido pelo Papa

Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019 já tem tema escolhido pelo Papa

Foi divulgado neste sábado, 29, o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4:25). Das “comunidades” para as comunidades.

Preocupado com o destino das relações por meio da internet, o tema escolhido pelo Papa enfatiza a importância de compor a perspectiva da comunicação baseada muito mais na pessoa humana, dando mais importância ao “valor da interação como diálogo e oportunidade de conhecer os outros”, segundo comunicado divulgado pela Santa Sé.

As verdadeiras relações na Internet

Para o pontífice “algumas das tendências predominantes na chamada web social nos colocam, de fato, diante de uma questão fundamental: até que ponto podemos falar da verdadeira comunidade diante das lógicas que caracterizam algumas comunidades nas redes sociais?”.

O tema nos leva a pensar metaforicamente na rede como comunidade solidária formada por um “nós”, que se baseia na escuta do outro e no uso responsável da linguagem e do comportamento nela exposto.

Internet: lugar de pessoas humanas

Já em sua primeira Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2014, o Santo Padre exigiu que a Internet fosse “um lugar rico em humanidade: não uma rede de cabos, mas pessoas humanas”.

O tema escolhido da mensagem para 2019 nos confirma cada vez mais a preocupação do pontífice em relação às redes sociais e o convívio das pessoas dentro delas. Em especial as redes onde Papa Francisco está presente em primeira pessoa em suas contas oficiais do Twitter e Instagram.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email