Dezembro/2014: ‘Eu vos anuncio uma grande alegria: nasceu o Cristo Senhor’

Dezembro/2014: ‘Eu vos anuncio uma grande alegria: nasceu o Cristo Senhor’

dom eduardo

Brasília, 1º de Dezembro de 2014.

Caros párocos e demais responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.

 “Eu vos anuncio uma grande alegria: nasceu o Cristo Senhor.”(Lc 2, 10-11)

Que mês bonito, o de dezembro!

Ao lado da correria dos diversos “encerramentos” de nossos compromissos anuais, nos deliciamos com a graciosidade e espiritualidade natalinas! Festas, reencontros, família, amigos, viagens, presentes, solidariedade, celebrações, orações… Como seria bom se todas as nossas crianças, adolescentes e jovens pudessem entender, se envolver e desfrutar destes momentos que marcam a vida da pessoa humana, renovando-lhe a fé, a esperança e o amor! Nossas comunidades ganham novo dinamismo ao valorizarem a presença e o protagonismo dos nossos jovens nas várias atividades em torno do Natal.

“Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande” (Mt 2, 10).

Quando os jovens encontram a “estrela” verdadeira e nela se fixam, se tornam mais confiantes e experimentam uma alegria que preenche a alma, pois percebem que o caminho está certo e o encontro com a felicidade será uma realidade. Obrigado por terem ajudado os jovens a lerem os sinais dos tempos e a perceberem a presença de Deus no cotidiano: “estrela” que conduz à Luz do Mundo!

“Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe” (Mt 2, 11a).

O encontro com o menino necessariamente provoca o encontro com sua mãe. Ele, que nos acolhe quando vamos na sua direção, nos acomoda, também, no colo desta mãe. Obrigado por terem conduzido as novas gerações ao encontro com Jesus, Príncipe da Paz, e ao aconchego de Maria!

“Ajoelharam-se diante dele e o adoraram” (Mt 2, 11b).

Não há jovem que, ao reconhecer o único “caminho, verdade e vida” capaz de realizar os sonhos mais profundos de felicidade da pessoa humana, não se prostre diante dele! Obrigado por ensinarem os jovens a se reverenciarem diante do Filho de Deus, capacitando-os a viverem como filhos no Filho!

 “Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 11c).

Um coração repleto de alegria por ter encontrado o tesouro a tanto tempo procurado, não tem receio de entregar o melhor que possui, de entregar-se totalmente! Uma comunidade que possui jovens generosos é uma bênção para todos, revelando, assim, sua capacidade de educar para a generosidade e a gratuidade de si a Deus e, por Ele, aos irmãos. Obrigado pelo seu alegre testemunho de vida e missão comunicado aos jovens, causador de resposta positiva ao dom da vocação que Deus lhes oferece.

 “Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, passando por outro caminho” (Mt 2, 12).

Ao descobrirem o grande tesouro, os jovens percebem que não podem mais perdê-lo. Não é mais qualquer caminho que é capaz de manter o brilho dos olhos, o ardor do coração, o sentido da vida. Além disso, o encontro com Jesus Cristo não pode se reduzir a um evento passageiro. Favorecer um processo educativo pastoral evangelizador às novas gerações é tão importante quanto acolhê-las e empolgá-las pela causa do Evangelho. Obrigado por terem apostado num projeto de evangelização da juventude, que capacita os jovens a serem comunicadores da única Boa Nova que realmente alegra, liberta e salva.

FELIZ NATAL a vocês que com seus trabalhos, presença e testemunho foram esta estrela brilhante e empolgante na peregrinação destes nossos jovens “magos” que, sabendo da existência do Salvador, desejam encontrá-lo sempre mais. E se, porventura, alguém não está sendo, ainda, aquela “estrela” para os jovens, nem os conduzindo adequadamente para o encontro com o Príncipe da Paz, nem os ajudando a doarem seus mais preciosos dons para a construção do Reino, nem os preparando para que eles possam continuar sua peregrinação de discípulos missionários, um novo tempo se descortina: 2015! Sempre é tempo de recomeçar, porque o “hoje” de Deus é permanentemente empolgante, criativo, revolucionário.

FELIZ ANO NOVO, queridos pastores e pastoras dos jovens, nos braços da Mãe que nos acolhe ao lado de seu Filho, nosso irmão, Jesus!

Com estima,

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email