Delegação oficial da CNBB define últimos detalhes para JMJ 2011

Delegação oficial da CNBB define últimos detalhes para JMJ 2011


Esta equipe é formada por representantes de pastorais, movimentos eclesiais e novas comunidades de diferentes estados das cinco regiões do Brasil, acompanhados pelos assessores nacionais do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro e padre Antonio Ramos do Prado (Toninho).

Leia também:

CNBB organiza delegação oficial do Brasil para a Jornada de Madri

É a primeira vez que a CNBB levará uma delegação oficial para a JMJ. “Estamos levando as principais lideranças de todas as dioceses do Brasil, os coordenadores nacionais da pastorais de juventude, movimentos eclesiais, novas comunidades, congregações, que vão para a JMJ de Madri, com o intuito de cada vez mais absorver todos os aspectos pastorais ligados a uma jornada mundial da juventude”, explicou o padre Sávio, ressaltando que o Brasil é forte candidato a sediar uma jornada no futuro, por isso é importante perceber como uma JMJ causa impacto na evangelização de juventude em um país.

Padre Sávio também chamou atenção para o recorde da participação brasileira em um a Jornada Mundial da Juventude. “Tivemos a feliz notícia de que já estamos com 10.516 jovens inscritos. Nunca levamos tantos jovens para uma JMJ. O número máximo que levamos foi 3.296 pessoas para a Alemanha, em 2005”, informou o assessor, destacando, também, o grande número de bispos brasileiros que participarão do evento em Madri. “Nunca levamos mais que seis bispos para uma jornada. Já temos 61 bispos com presença confirmada”.

Além dos representantes dos diferentes pastorais e movimentos juvenis, a delegação conta com a participação de membros do Setor Universidades da CNBB, responsável pela organização da participação dos brasileiros no grande encontro ibero-americano de universitários na cidade espanhola de Granada. Para Leonardo Cavalcante, um dos representantes do Setor Universidades, a JMJ 2011 será um marco de unidade para os universitários. “Para nós, será um grande momento de unidade entre os universitários para refletirmos qual será o nosso papel no mundo contemporâneo dentro das universidades”, afirmou.

De acordo com Tiago Miranda, um dos coordenadores gerais da delegação, foi elaborado um manual com informações úteis sobre a JMJ, que será entregue a cada participante da delegação brasileira. Neste manual, o peregrino encontrará informações sobre a programação da jornada, das pré-jornadas nas dioceses da Espanha. Além de orientações sobre procedimentos básicos como documentos necessários, como arrumar a mala corretamente, como proceder diante de imprevistos. Também foi criada uma rede social da delegação oficial da CNBB, para, desde já, promover a interação entre os jovens peregrinos.

Outra grande tarefa dessa coordenação é garantir o espírito de peregrinação dos milhares de jovens brasileiros que participarão do encontro, proporcionando oportunidade de vivência da fé e convivência fraterna. De acordo com Andréia Silva, membro da coordenação, as expectativas são as melhores. “Estar nesse grupo nos anima mais ainda, porque vemos as diferentes experiências e as expectativas de todos, vai crescendo a nossa animação”, relatou a jovem, de Foz do Iguaçu (PR), que participou da JMJ de 2002, em Toronto, Canadá.

Com a presença dessa delegação, formada por representantes das diferentes expressões que trabalham com juventude e jovens lideranças das dioceses do Brasil, independentemente de uma escolha do Brasil para sediar uma futura JMJ, o Setor Juventude espera formar uma rede nacional que ajude a capilarizar o trabalho realizado na CNBB.

Fotos: Luciney Martins/ Arquidiocese de São Paulo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email