‘Cuidado com a Casa Comum’: jovens plantaram mudas próximo ao Rio Paraíba

‘Cuidado com a Casa Comum’: jovens plantaram mudas próximo ao Rio Paraíba

Durante a Semana Missionária, além de fazer uma experiência de Fé, partilha e doação, os jovens missionários também terão a oportunidade de realizar ações ecológicas, e refletir sobre a nossa “Casa Comum”. Mas, antes de conhecer a atividade realizada, nesta quarta-feira, dia 26, na Diocese de Taubaté, vamos conhecer a Cartilha “Cuidando da Casa Comum”, que a partir da fé cristã, ajuda a vivenciar a Espiritualidade Ecológica: essa é a meta da Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos (SP).

Cartilha
Para promover o apoio, a sensibilização e a formação socioambiental nas paróquias, pastorais, movimentos e organismos, em 2015 a Comissão teve uma ideia que tem dado resultados. Com um grupo de leigos, foi criada a cartilha “Cuidando da Casa Comum”, que reúne dicas práticas e objetivas que podem ser aplicadas em nosso cotidiano.

Campanhas da Fraternidade

Para o Professor Luciano Rodolfo de Moura Machado, educador ambiental e coordenador da Comissão,“nós sabemos que a Igreja do Brasil tem uma grande tradição através das Campanhas da Fraternidade em tratar de temas ambientais como, este ano, falamos do tema dos biomas. Notamos que a questão ambiental ficava sem uma maior dimensão de conversas, de ações em nossas paróquias. Então, a ideia da formação deste grupo era dar perenidade, continuidade na discussão, no debate, nas ações no campo socioambiental”.

“A Encíclica Laudato si, que completou em 18 de junho 2 anos, o que motivou ainda mais a criação deste grupo. A ideia da Cartilha era justamente dar maior visibilidade para a Encíclica do Papa, por meio de dicas práticas e objetivas, que possam ser aplicadas no nosso cotidiano, seja nas ações das paróquias, dos movimentos, da Igreja Católica, mas também que isso transborde para a sociedade”.
“Nós, como cristãos, na sociedade, como podemos fazer a diferença… esta cartilha teve este intuito”.

E já pensando em fazer a diferença, confira o que os jovens fizeram na Diocese de Taubaté:

E você, já pensou o que pode fazer para contribuir com o cuidado da Casa Comum?

Plantio de mudas próximo ao Rio Paraíba

Por Valesca Montenegro, com informações da Rádio Vaticano, programa brasileiro, e vídeo da TV Vanguarda

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email