Coordenadores de pastoral refletem sobre a dimensão pastoral das dioceses

Coordenadores de pastoral refletem sobre a dimensão pastoral das dioceses

Os participantes da Semana de Formação Missionária para coordenadores diocesanos de pastoral que acontece em Brasília (DF) acompanharam, nesta quarta-feira, 22, a exposição do padre Sidnei Marco Dornelas, assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental, sobre o tema “Diocese: unidade pastoral da missão permanente”.

Partindo da definição de diocese o expositor destacou que cada igreja local é a Igreja inteira e tem como elemento essencial de sua eclesialidade a comunhão com as outras igrejas locais.

Padre Sidnei abordou também a tarefa do bispo, “percebido e atuante, a quem cabe conduzir o povo de Deus por meio de um trabalho integral e integrado”. E ressaltou o papel fundamental que tem a Cúria para essa integridade e integração, bem como a importância da consciência que devem ter os sacerdotes de pertença ao presbitério diocesano.

Os debates nos grupos de trabalho, no período da tarde, tiveram por base as partilhas dos participantes em torno dos planos de pastoral de suas dioceses, abordando não apenas seu processo de construção, mas também como estão sendo colocados em prática. Outro ponto de reflexão colocado para os grupos foi em que medida os planos de pastoral refletem uma eclesiologia de comunhão, bem como em que medida ajudam sua igreja local a se colocar em estado permanente de missão.

Na apreciação das reflexões apresentadas pelos grupos de trabalho, um dos aspectos mais importantes que foi levantado refere-se ao reconhecimento de que nem sempre a prioridade regional é a prioridade da diocese. Da mesma forma, nem sempre a prioridade da paróquia é a mesma da diocese, devendo ser observadas essas peculiaridades para que o planejamento da ação missionária se concretize efetivamente.

Participam da formação 45 pessoas envolvidas na coordenação pastoral de várias dioceses do Brasil. A programação segue nesta quinta-feira, 23, com uma reflexão sobre a Missão numa sociedade fragmentada, tema apresentado pelo padre Estêvão Raschietti, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM) que em parceria com a Comissão Episcopal para a Missão Continental promove o curso.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email