Contagem regressiva: jovens brasileiros se preparam para a JMJ Lisboa

Contagem regressiva: jovens brasileiros se preparam para a JMJ Lisboa

A exatamente um mês da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 – que acontece entre os dias 1º a 6 de agosto, a organização do evento conta com 600 mil inscritos e uma expectativa de um milhão de participantes (em vista que, segundo o histórico das jornadas, para cada um inscrito participam mais dois ou três jovens).

Marcelo do Carmo, Mateus Almeida de Miranda e Renato Santos estão entre os milhares de jovens que aguardam ansiosamente para participar da JMJ Lisboa 2023. Os preparativos incluem checklist dos itens necessários, contato com outros jovens que também viverão este encontro, além da preparação do coração para essa experiência considerada única para eles.

O contador de 32 anos, Marcelo, afirma que a expectativa é grande para vivenciar “aquilo que Deus tem sonhado e preparado para essa JMJ”. Ela “irá atingir de forma profunda e marcante a minha caminhada e a de todos os jovens que ali estarão com o coração aberto, dispostos a beber da graça e das bênçãos de Deus”.

JMJ Rio 2013: despertando o desejo de participar das jornadas

Mateus Almeida /Foto: Arquivo Pessoal

Graduando de engenharia elétrica, com 21 anos, Mateus frisa: “Não vejo a hora de participar pela primeira vez da JMJ”. O jovem conta que desde a JMJ do Rio, em 2013, quando descobriu esse evento, tem vontade de participar.

“Achava que seria algo difícil por ser em países diferentes, então não tentava ir. Foi então que, conversando com o meu padrinho, o Emerson, descobri um grupo de Jacareí que se organiza para ir, vi que era algo possível de ser feito e, agora, junto a esse grupo, estou a caminho da JMJ”.

O músico e cantor católico de 23 anos, Renato, também citou a JMJ Rio 2013 como a edição em que conheceu a existência deste evento (surgido oficialmente em 1986, tendo como fundador São João Paulo II).

“Eu só soube da existência desse evento quando aconteceu aqui no Brasil, em 2013, mas na época não pude participar, porque eu tinha apenas 13 anos. Desde então a vontade de participar era muito grande. Neste ano de 2023, eu resolvi fazer uma vaquinha na internet para viabilizar a minha ida e realizar o meu sonho de viver esta experiência, e deu super certo!”, comenta.

Ao contrário de Mateus e Renato, Marcelo participou da JMJ Rio 2013. “Foi muito marcante para mim e desde então sempre tive o desejo de dar continuidade nas participações das Jornadas que ocorreram posteriormente, porém, não foi possível concretizar esse desejo”.

Logo após a JMJ 2019 Panamá, o contador relata que um grupo de amigos e colegas da sua cidade, que se organiza para ir em todas as jornadas, desde 2013, se reuniu para começar a planejar a ida para Lisboa em 2023. “Coloquei-me em oração e disse a mim mesmo: “Darei o meu sim pois sei que Deus estará sonhando junto comigo’”. Hoje o jovem está prestes a viver este sonho.

Expectativa para o evento

Marcelo do Carmo /Foto: Arquivo Pessoal

A Vigília e a Missa de encerramento são os dois momentos mais esperados por Marcelo. “A Vigília pelo fato de ver tantas pessoas num lugar público focadas no mesmo ideal: Adorar Jesus no Santíssimo Sacramento juntamente com nosso Papa. É um clima, uma paz inexplicável. A Missa de encerramento pelo fato de ver estampado em cada rosto a alegria de ter vivido momentos durante toda a JMJ e a expectativa que se gera para saber aonde será a próxima JMJ”, explica.

Assim como Marcelo, Mateus está ansioso para participar da Vigília. “Meus amigos falam que é o melhor momento da JMJ”, revela. Para aproveitar a viagem a Lisboa, o jovem conta que também vai conhecer pontos turísticos de seu interesse, como o Vaticano, Fátima e Assis.

Para Renato, a expectativa é grande para viver um dos shows que vai participar junto ao cantor católico, Walmir Alencar. A apresentação acontecerá no Festival Halleluya, dentro da JMJ, e está sendo organizado pela Comunidade Shalom.

A juventude não está só

Renato Santos/ Foto: Arquivo Pessoal

“É muito bom olhar ao seu redor e perceber que não está só, não é verdade? Não tenho dúvida que na JMJ será assim”, sublinha Renato. Segundo ele, será muito importante poder ver vários jovens de outro lugar do mundo, de outras realidades, buscando viver o mesmo ideal que ele. “Poderei voltar para o Brasil com a consciência de que não estou sozinho, nisto o Espírito Santo nos dá força para continuar”, afirma.

Eventos como esse, de acordo com Mateus, são importantes para conectar os jovens entre si, mas especialmente conectá-los com Deus, pois diante da correria do dia a dia, muitos acabam esquecendo de Deus e o deixando de lado.

“Sendo assim, a atmosfera do evento gira em torno de um único ponto: Nosso Senhor. Isso nos faz lembrar de que não fomos esquecidos nesse mundo, mas temos um Pai que nos ama”. O jovem reforça que o evento contribui também para o amadurecimento na fé.

A JMJ faz com que “nós jovens nos sintamos importantes, ouvidos pelo mundo todo proclamando uma só canção onde ecoa que sim, a nossa Igreja é viva, nossa Igreja é jovem”, destaca Marcelo. Segundo ele, isso dá força para a juventude manter a chama da fé acessa e retornar para as suas paróquias com ardor missionário.

Um evento que atrai não somente os jovens

Apesar de não ser mais considerada jovem, a contadora de 50 anos, Adriana Miranda, também sentiu um forte desejo de viver a JMJ Lisboa 2023. O sentimento é o mesmo que de Mateus, Renato e Marcelo: ansiedade e emoção para estar com o Papa.

O desejo de viver a JMJ também surgiu em 2013, quando o Brasil sediou o evento. Para este ano, Adriana aguarda com alegria sua participação na Vigília com o Papa. “Esse momento de encontro de milhares de pessoas com o Cristo é, com certeza, um testemunho de fé e da força da nossa Igreja para todos os jovens”, concluiu.

Grupo reúne Peregrinos Brasileiros

Com o objetivo de unir ainda mais os peregrinos e voluntários brasileiros em Lisboa, a Comissão para a Juventude, a pedido das juventudes abriu um grupo no app Telegram.

Para participar do grupo “Juntos na JMJ Lisboa”, clique aqui.

 

por Julia Beck | Canção Nova Notícias.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email