Comunidade Shalom busca novas formas de evangelizar na quarentena

Comunidade Shalom busca novas formas de evangelizar na quarentena

A Comunidade Católica Shalom adaptou toda a sua rotina para continuar evangelizando, mesmo diante dos desafios que o mundo enfrenta para conter a pandemia do novo coronavírus. A instituição orientou que cada realidade siga as orientações da Igreja Local e das autoridades sanitárias para viverem este tempo.

Evangelização digital

Em menos de três dias, o Shalom colocou no ar 15 horas seguidas de programação de evangelização em seu canal oficial no Youtube. Duas Missas são transmitidas, diariamente, ao meio dia e às 18h, Terço da Misericórdia é rezado às 15. Pregações, cursos e outras orações integram a programação.

“Neste tempo, excepcionalmente, nossos Centros de Evangelização estão fechados, mas a evangelização não pode parar”, enfatiza Padre Denys Lima, que integra o núcleo de inteligência evangelizadora. “As reuniões dos diversos setores da comunidade também acontecem online. Nossos grupos de oração, reuniões de oração e formação da mesma forma. Embora distantes uns dos outros, estamos unidos”, garante o sacerdote.

Aconselhamento virtual

Um serviço de aconselhamento virtual foi disponibilizado para atendimento individual de quem busca orientação e oração. “Era um serviço que tínhamos presencialmente em todos os nossos 29 Centros de Evangelização na Arquidiocese de Fortaleza e que agora acontece de forma remota”, explica Padre Dênys. Somente no primeiro dia de atividade, 142 pessoas foram atendidas. “É uma forma de estarmos próximos de nossos irmãos neste momento de desafio”, ressalta o padre.

Vigília de oração em casa

A maioria das Missões do Shalom tinham como rotina as vigílias perpétuas de adoração ao Santíssimo Sacramento. Missionários de Itapipoca decidiram fazer a oração contínua de suas casas, onde casa pessoa assume um horário de adoração. O objetivo é continuar com esta programação até tudo se resolver e a adoração voltar a ser de forma presencial diante do Santíssimo Sacramento.

Criatividade na evangelização

Além da programação oficial, outras atividades vão surgindo. Padre Douglimar Lucena, sacerdote membro da Comunidade de Vida Shalom e vigário da Paróquia do Carmo, no centro de Fortaleza, reza o Terço da Misericórdia todos os dias, via Instagram. Média de mil internautas acompanham a oração. Ao final, o sacerdote dá a bênção com o Santíssimo para os telespectadores. “Senti que também devia dar essa bênção aos vizinhos. Então vou à janela do apartamento e traço a cruz, à distância, sobre os meus irmãos”, explica o padre que repete o gesto todos os dias, a partir das três horas, na avenida Domingos Olímpio.

Amparo aos pobres

A Comunidade Shalom mantém 4 casas de recuperação para dependentes químicos, 7 centros de convivência e fortalecimento de vínculos, 1 abrigo institucional, 2 centros de convivência para pessoas em situação de rua e 1 abrigo institucional para pessoa idosa. Consolidou um programa de voluntariado que ao longo do ano realiza expedições missionárias para regiões pobres do país como a Ilha de Marajó, além de manter visitas semanais a 98 instituições incluindo hospitais, centros socioeducativos, penitenciárias e abrigos. Tudo teve de ser adaptado diante da pandemia.

Neste cenário desafiante, a agência Delantero Comunicação presenteou a instituição com dois filmes, veiculados nos principais grupos de comunicação do Estado do Ceará, com objetivo de sensibilizar as pessoas para ajudarem os projetos sociais da instituição. “A evangelização não pode parar, o socorro aos pobres não pode parar. Encontramos uma forma de  todos poderem ajudar uns aos outros através do Benfeitor da Paz, onde os recursos adquiridos são encaminhados para a evangelização e promoção humana da Comunidade Shalom”, explica Tobias Cortez, do setor de desenvolvimento da instituição.

Fique ligado :

Comunidade Católica Shalom – comshalom.org

Programação virtual – youtube.com/user/comshalom

Benfeitor da Paz – comshalom.org/benfeitordapaz

 Aconselhamento virtual –  14h às 17h ( 85) 9.8147- 4834  |  9.8992 – 7737 | 9 9147-6794 | 9.8842 – 2950 |

9.8420 – 9569  |9.9605 – 5740

 

Por: Comunidade Shalom

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email