Comunidade de Jovens Agostinianos realiza seu 2º Encontro Nacional

Comunidade de Jovens Agostinianos realiza seu 2º Encontro Nacional

Entre os dias 15 a 17 de novembro de 2019, as Comunidades de Jovens Agostinianos pertencente às paróquias da Província Agostiniana do Brasil realizaram  a segunda edição do Encontro Nacional de Jovens Agostinianos – ENJA, que neste ano teve o tema “Uma só alma e um só coração direcionados a Deus”. O encontro aconteceu na cidade de Curitiba (PR).

Nos três dias do ENJA , os jovens tivemos a alegria de contar com a presença do Prior Provincial, Fr. Cláudio de Camargo, OSA, que presidiu a Missa de abertura, que foi concelebrada pelos párocos de nossas paróquias agostinianas.

O ENJA teve como palestrante o Fr. Rodrigo Vieira, OSA, religioso agostiniano e pároco da Paróquia São Pedro e Nossa Senhora de Fátima em Rolândia (PR). Durante os dias de encontro, ele refletiu a importância da vida em comunidade à luz das Sagradas Escrituras e dos ensinamentos de Santo Agostinho.

Todo o encontro foi marcado por um clima fraterno, em que mais de 200 jovens oriundos de diversas cidades puderam vivenciar o carisma agostiniano por meio das celebrações eucarísticas, dinâmicas, palestras, grupos de partilha, sacramento da confissão etc.

As noites do encontro foram também especiais. Na sexta, aconteceu a “Color fest”, culminando com o momento mariano no qual veneraram a Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho, padroeira da Juventude Agostiniana. Já na noite de sábado, os jovens tiveram o “Agostianiza-te Show”, onde foram apresentadas diversas atividades artísticas preparados pelos jovens e, em seguida, inspirados pelo relato do Evangelho de São Lucas, realizaram o “Caminho de Emaús”, que culminou com um forte momento de Adoração.

Na missa de encerramento, no domingo, o encontro teve a presença de Dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar de Curitiba e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Durante a sua homilia, D. Amilton falou da importância de vivenciarem a espiritualidade cristã e ao beberem do carisma agostiniano, buscarem vivenciá-la. Ele ainda animou os jovens a seguirem firmes na caminhada e a irradiar Jesus a outros jovens em todos os lugares que estiverem presente. No final da celebração, D. Amilton ainda  convocou os jovens a se unirem a todos os jovens do Brasil para se encontrarem na JMJ Lisboa 2021.

Por Secretariado da Juventude – Província Agostiniana do Brasil

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email