Comunidade Bethânia comemora 20 anos de história

Comunidade Bethânia comemora 20 anos de história

Membros da Comunidade Bethania

Membros da Comunidade Bethânia

São 20 anos restaurando vidas, lutando contra o problema das drogas e acolhendo a cada um como proposta de vida. A Associação Educacional e Assistencial Bethânia realiza um trabalho destinado à restauração de dependentes químicos no Brasil. A instituição denominada “Comunidade Bethânia” surgiu em Santa Catarina, na cidade de São João Batista, no ano de 1995.

Para comemorar duas décadas de história, uma programação com show e muitas celebrações está sendo preparada em sinal de agradecimento a todos que contribuem com este projeto. As comemorações iniciam no dia 30 de setembro e seguem até o dia 12 de outubro, em São João Batista.

A Comunidade Bethânia foi fundada pelo padre Léo, já falecido, a partir de sua própria experiência como dependente químico e como padre que atuava no Colégio São Luiz, em Brusque. Padre Léo foi reconhecido no Brasil como um dos sacerdotes mais influentes em suas pregações, canções e centenas de livros publicados. “Desafios e obstáculos foram vencidos nesses 20 anos. Estamos em processo de amadurecimento, onde já experimentamos vitórias em diversas áreas como espiritualidade, formação humana, consagração, acolhimento, educação, prevenção e evangelização. Padre Léo nos deixou um grande legado e queremos dar continuidade e fortalecer esta obra”, comentou o presidente da comunidade, padre Vicente de Paula Neto.

Missas, encontros, palestras e show irão marcar este momento de festividade. De 30 de setembro a 7 de outubro acontecerá o Cerco de Jericó na Comunidade Bethânia, em São João Batista. Serão sete dias clamando por milagres, que contarão com a presença de sacerdotes de todo o Estado. No dia 8 de outubro, o bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jonck, vai presidir a Santa Missa. Já no 10 de outubro será o grande show com o cantor católico e missionário Eugênio Jorge, realizado gratuitamente no Centro de Eventos de São João Batista. Uma Santa Missa celebrada pelo presidente da Comunidade Bethânia, padre Vicente, a partir das 19h, antecederá o show.

Por fim, o dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e padroeira de Bethânia, está reservado para reunir os consagrados, discípulos, aspirantes, vocacionados e toda a Comunidade em uma grande festa.

Bethânia não é considerada uma clínica, mas, sim, comunidade de vida, como prevê a Igreja, onde padres, casais e jovens se unem, à luz da vivência religiosa, com o objetivo de restaurar vidas. Para estar no processo de recuperação, o “filho” ou “filha” como são chamados na Comunidade não pagam nenhum valor mensal, a única condição é querer mudar de vida.“Inspirada na Bethânia bíblica, olhando para os irmãos, Marta, Maria e Lázaro, esta Comunidade nasceu como casa de acolhida dos diversos marginalizados da sociedade que procuram um novo jeito de viver”, explicou padre Vicente.

Além do trabalho voltado para a restauração de vidas, por meio do acolhimento, a Comunidade também, no âmbito educacional, atua com o Centro Educacional Juscélia, que funciona anexo a sede em São João Batista. A unidade conta com 150 crianças dos bairros do município e funciona em parceria com a prefeitura de São João Batista. Segundo o diretor pedagógico do CEJU, Paulo Cesar de Carvalho Jacó, a escola tem uma proposta pedagógica diferenciada, investe e valoriza a formação continuada dos seus profissionais.

Eventos paralelos para celebrar a data

Um trabalho eficaz de prevenção do uso de drogas contribui significativamente para que crianças, jovens e adultos participem de forma positiva nas atividades comunitárias. Pensando nisso, a Comunidade Bethânia vai realizar o III Colóquio Sobre Dependência Química. O objetivo é integrar e promover um momento de debate e reflexão crítica sobre o tema “Educar para prevenção: uma intervenção necessária”. O evento acontecerá no dia nove de outubro, às 13 horas, no Centro Cultural de São João Batista. As pessoas podem fazer inscrições e obter mais informações pelo site www.bethania.com.br ou pelo telefone (48) 3265.4416.

No dia nove de outubro, às 20 horas, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes também será realizado o lançamento oficial da Biografia Pe. Léo na região do Vale do Rio Tijucas. São mais de 600 páginas que destacam histórias, momentos e lembranças que aguardavam ser registradas em um único material. Foi assim que surgiu a biografia Pe. Léo escrita por Marlon Arraes. O trabalho traz recordações de muitas pessoas que acompanharam de perto o sacerdote que pregava a Palavra de Deus com amor e humor. Para quem deseja ter um exemplar, a Loja Bethânia já está disponibilizando. Você pode adquirir na loja física de Bethânia ou pela internet: loja.bethania.com.br.

Como ajudar Bethânia?

A Comunidade Bethânia está presente atualmente em sete municípios do país: São João Batista – SC, Curitiba – PR, Guarapuava – PR, Irati – PR, Uberlândia – MG, Italva – RJ e Lorena – SP. A Associação vive “da providência de Deus”, ou seja, da generosidade das pessoas que ajudam das mais diversas formas. Alimentos, vestuário, materiais de limpeza, consultas médicas e odontológicas, além da doação financeira. É possível contribuir através do boleto bancário, fazendo cadastro em nosso site ou ligando para a Comunidade. Como também pelo depósito bancário: Banco do Brasil Agência 2629-8 Conta: 13000-1.

Por Assessoria de Imprensa Comunidade Bethânia

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email