Comissão para a Juventude divulga carta em agradecimento ao Pe. João Chagas

Comissão para a Juventude divulga carta em agradecimento ao Pe. João Chagas

Desde 2013, o sacerdote brasileiro atua no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em Roma, como responsável pelo Setor de Juventude e, a partir de 2022, também como chefe de Departamento. O Padre João acompanhou por anos todo o âmbito da pastoral juvenil na Igreja, incluindo a organização das Jornadas Mundiais da Juventude e o percurso sinodal com os jovens em 2018 e após mais de 12 anos de dedicação a esses trabalhos, retornar ao Brasil.

 

Pe. João Chagas (localização: esquerda, em pé, de cinza) acompanhado da delegação brasileira no Fórum Internacional dos Jovens, em 2019.

 

Assim que recebeu o comunicado o presidente da Comissão para a Juventude, Dom Vilsom Basso, em nome de toda a Igreja jovem do Brasil, o enviou uma carta expressando a mais profunda gratidão por tudo o que fez e continuará a fazer pelas juventudes. Leia na íntegra:

Estimado irmão, P. João Chagas,

A Comissão Episcopal para a Juventude juntamente com a coordenação da Pastoral Juvenil, a equipe nacional de comunicação – Jovens Conectados – , unidos aos bispos referenciais dos regionais da CNBB e as juventudes do nosso país, expressamos, através dessa carta, nossa profunda gratidão e reverência pelo seu dedicado serviço às juventudes ao longo de mais de uma década.

À medida em que refletimos sobre a jornada da Pastoral Juvenil do Brasil ao longo do tempo, é notório o seu legado nos encorajando na promoção de uma pastoral juvenil ousada, capaz de ir ao encontro dos jovens na situação em que eles se encontram e cativá-los através da acolhida, do diálogo, da amizade e outras atividades. Como nos diz o Papa Francisco: “Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará ao teu lado para te devolver a força e a esperança” (CV, 2).

Enfim, em nome de toda a Igreja do Brasil, nossa mais profunda gratidão por tudo o que fez e continuará a fazer pelas juventudes. Que o Senhor te conceda a graça de manter sempre a mente esclarecida, a sensibilidade missionária e um coração aberto e cheio de empatia para com as juventudes.

Que Nossa Senhora, interceda junto a seu Filho, o eterno Jovem, para que nossa jovialidade seja sempre renovada através da força da oração (cf. CV, 298) e da abertura aos sinais dos tempos presentes no mundo juvenil (cf. CV, 39-40).

Fraternalmente,
Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz/MA
e presidente da Comissão para a Juventude

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email