Respondendo ao apelo do Papa Francisco, as juventudes do Brasil se unirão em oração pela paz na próxima sexta-feira, dia 25 de março. A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB convoca todos os jovens para este momento de união e Consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.
“Através do site Jovens Conectados e das redes sociais, possamos estar juntos na ocasião para demonstrar que unidos ao Santo Padre e aos bispos do mundo inteiro, queremos manifestar o nosso sonho para a sociedade, nosso sonho de pelo respeito aos direitos humanos em sintonia com os pedidos de Nossa Senhora de Fátima pela conversão da Rússia e pelo fim da guerra. Contamos com vocês para a gente poder demonstrar com um grito, com um jeito da juventude o não à violência”, convida o bispo de Valença (RJ) e presidente da comissão, Dom Nelson Francelino Ferreira.
A Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) e a Nunciatura Apostólica realizam às 7h, uma Celebração Eucarística, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade em Brasília (DF), para estar em sintonia com o convite do Papa Francisco aos bispos de todo mundo e seus sacerdotes a se unirem a ele na oração pela paz e na consagração e entrega da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.
O bispo auxiliar do Rio Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, presidirá a celebração cuja transmissão ao vivo também acontecerá pelas redes sociais dos Jovens Conectados.
Consagração ao Imaculado Coração de Maria no Vaticano e em Fátima
O Papa pronunciará a oração na tarde da sexta-feira, festa da Anunciação, na Basílica de São Pedro, durante a celebração da Penitência às 17h locais (13h horário de Brasília). O mesmo ato, no mesmo dia, será, portanto, realizado por todos os bispos do mundo. O cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro pontifício, irá realizá-lo em Fátima como enviado do Papa. Esta consagração também será transmitida pelas redes sociais da CNBB. A transmissão também estará disponível nas redes sociais dos Jovens Conectados.
No Angelus de 13 de março, o Papa havia convidado toda a Igreja a rezar: “Peço a todas as comunidades diocesanas e religiosas que aumentem os momentos de oração pela paz”. Na audiência geral de 23 de fevereiro, ele pediu um dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia na Quarta-feira de Cinzas, dizendo: “Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra”.
(com informações da CNBB)