Com orações e troca de cartas, jovens de Campo Grande aguardam ansiosos a chegada da JMJ

Com orações e troca de cartas, jovens de Campo Grande aguardam ansiosos a chegada da JMJ

Jovens de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, aguardam ansiosos pela chegada da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Boa parte dos voluntários já está tendo a oportunidade de trocar experiências participando de um grupo no Facebook denominado “Cartas entre amigos, friends”, que já contabiliza 1,4 mil participantes. O objetivo é enviar cartas entre voluntários e peregrinos compartilhando suas expectativas, dúvidas e alegrias.

“Está sendo um grande sucesso e é muito bacana ver a alegria que os participantes sentem ao receberem uma cartinha de alguém que não conhecem, mas que compartilha do mesmo anseio e felicidade que é participar da JMJ”, comentou Valquíra Fonseca, de 31 anos, membro da Pastoral da Catequese da Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas.

Com passagens compradas e seguindo as formações espirituais do Setor de Voluntários Nacional, o grupo de 30 jovens voluntários selecionados pela Arquidiocese de Campo Grande está acompanhando cada notícia divulgada sobre a programação da JMJ. “Estamos muito felizes pela oportunidade de participar da Jornada, sobretudo como voluntários. A gente sabe que, por isso, ficaremos limitados às funções de que seremos incumbidos no decorrer do evento, não conseguindo participar de todos os momentos. O que nos move é realmente a alegria de servir ao próximo e de nos unirmos aos jovens do mundo todo para professar com grande alegria o amor a Deus e à Igreja Católica Apostólica Romana”, destacou.

Valquíra Fonseca explica que alguns integrantes do grupo formado por jovens entre 18 e 30 anos já tiveram a oportunidade de participar da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, na Espanha. “Pelo que pudemos compartilhar, não há como voltar o mesmo – com a mesma forma de agir e pensar a fé. A gente volta estimulada a fazer muito mais pelo próximo, a conhecer melhor a nossa Igreja e os diversos movimentos que a integram, enfim, retornamos amando mais a Deus”, disse.

Este momento que será vivido por milhares de jovens, pela primeira vez ou não, é aguardado com muita ansiedade pelo grupo. “Está tudo pronto, só resta arrumar a mala! São tantas graças vistas, percebidas e recebidas nesta ocasião, que o que mais queremos é poder compartilhar esta experiência e agir de maneira concreta, no sentido de construir um mundo melhor para os irmãos. É uma experiência incrível! É um encontro que toca profundamente o coração”, salientou a voluntária e membro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas.

Conforme Valquíra Fonseca, a espiritualidade está presente na preparação dos jovens de Campo Grande para a Jornada. Nos encontros mensais, eles procuram compartilhar experiências e a compreensão sobre as formações indicadas e preparadas pelo Setor Nacional de Voluntários. Os integrantes também buscam ir às formações e celebrações nas Paróquias cujo foco seja o jovem e a JMJ.

E são nas paróquias espalhadas pela capital de Mato Grosso do Sul que centenas de jovens estão se mobilizando para arrecadar recursos e custear a viagem até o Rio de Janeiro. São pasteladas, noite da pizza, venda de camisetas, entre outras promoções para garantir a presença no evento. “As Paróquias em Campo Grande estão auxiliando os jovens por meio de orações comunitárias, de acolhida aos jovens que irão à JMJ e algumas por meio de festas e bingos com intuito de arrecadar dinheiro para a viagem. A nossas famílias também estão dando todo o suporte possível”, informou Valquíra Fonseca.

O grupo que começou a se programar desde o segundo semestre de 2012 deve chegar à cidade do Rio de Janeiro no dia 14 de julho. Quando questionada sobre o que mais chama atenção na programação da JMJ, a voluntária cita a missa de abertura, em Copacabana e a de encerramento, quando está prevista uma caminhada de aproximadamente 13 quilômetros para chegar ao local da celebração, o Campus Fidei, em Guaratiba.

Com tudo pronto e só restando fazer as malas, Valquíra Fonseca leva ao Rio de Janeiro não só a vontade de trabalhar com voluntária, mas de trocar experiências e de renovar a fé. “É uma oportunidade de profunda comunhão entre católicos do mundo todo em especial, os jovens que virão aos milhares para verem e ouvirem, do Papa, uma mensagem que renove a sua fé e as suas forças. É momento de renovação, aprofundamento, trocas de experiências e de inúmeras curas e libertações por meio da fé”, finalizou.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email