CNBB organiza delegação oficial do Brasil para a Jornada de Madri

CNBB organiza delegação oficial do Brasil para a Jornada de Madri

 


Leia também:

 Jovens peregrinos em jornada: o Brasil vai a Madri

Os jovens se preparam para a JMJ com sacrifício e confiança

 Veterana de 4 jornadas dá várias dicas


Até agora, já estão inscritos 483 jovens na delegação, indicados pelos bispos, pelas pastorais da juventude, por movimentos eclesiais, novas comunidades e congregações e pelo Setor Universidades da CNBB. No grupo, estão inscritos também 49 padres. Todos os estados estão representados na delegação. A Região Sudeste é a que tem o maior número de delegados: são 183. Em seguida, vêm as regiões Nordeste (107), Sul (102), Centro-Oeste (57) e Norte (30).

– Pela primeira vez a CNBB leva uma delegação oficial para uma JMJ. Ela  será reflexo da diversidade deste país continental que é o Brasil, da sua beleza e desafios. Nela estarão os líderes jovens de todas as dioceses do Brasil, as coordenações nacionais de todas as expressões juvenis que estão no setor juventude. Certamente será um momento histórico para a evangelização da juventude do Brasil – afirma padre Carlos Sávio Ribeiro, assessor nacional do Setor Juventude.

Os principais objetivos da delegação são incentivar a integração e a troca de experiências entre as diferentes expressões juvenis da Igreja no Brasil, fortalecendo o desejo de unidade, e, a partir dos delegados de cada diocese e expressão, criar uma rede nacional que ajude a capilarizar o trabalho do Setor Juventude da CNBB, aprimorando a comunicação com os jovens.

Além de participarem da JMJ em Madri, os integrantes da delegação oficial da CNBB vão vivenciar os Dias nas Dioceses, a chamada pré-Jornada, uma semana antes. Eles se dividirão entre cinco dioceses espanholas, onde conhecerão os modos locais de evangelizar e de viver a fé. As dioceses escolhidas foram Ciudad Real, Coria Cáceres, Valência, Sevilha e Granada.

Os custos da peregrinação estão sendo arcados de forma autônoma por quem indicou os delegados e pelos próprios jovens. Algumas dioceses estão ajudando integralmente seus delegados, outras estão ajudando parcialmente. Em alguns casos, os jovens estão contando com o apoio de seus bispos para buscar recursos. Assim como os demais peregrinos, os jovens estão realizando várias atividades para levantar fundos, como rifas, barracas de comidas, etc.

A organização do grupo e a troca de ideias antes da jornada é facilitada pela utilização de uma rede social criada exclusivamente com esse fim.  Na rede, os integrantes se conhecem melhor, postam perguntas e comentários, conversam em chats, compartilham textos, esclarecem dúvidas e fazem a sua formação espiritual para poderem participar bem da Jornada.

A coordenação do grupo é composta por 15 jovens de todas as regiões e de diferentes expressões eclesiais. Os coordenadores querem também organizar atividades com a participação não só dos delegados, mas de todos os peregrinos brasileiros. Eles já entraram em contato com os líderes de todos os grupos do Brasil inscritos oficialmente na JMJ para trocar informações, dar dicas e para que todos participem ativamente das catequeses em língua portuguesa que acontecerão em Madri. Além disso, no dia do encerramento da Jornada, já está programada uma festa para reunir todos os brasileiros, com a participação de vários artistas católicos.

Um dos coordenadores do grupo, o brasiliense Tiago Miranda, conta como está a expectativa dos delegados:

– Todos estão muito ansiosos por participar da Jornada, por conhecer a realidade da Igreja espanhola, conviver com jovens com experiências de fé em culturas tão diferentes. Se dependesse da vontade, a Jornada já seria semana que vem.

Por Moisés de Oliveira Nazário

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email