CNBB lança edital para a música do hino da Campanha da Fraternidade 2019

CNBB lança edital para a música do hino da Campanha da Fraternidade 2019

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o concurso para a música do hino da Campanha da Fraternidade 2019. “Convidamos nossos músicos a colocarem seus dons a serviço da evangelização e participarem deste concurso”, diz a entidade.  A letra já foi escolhida a partir de concurso próprio e está no anexo I do edital.

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, o edital para a música do hino, lançado na quinta-feira, 02 de agosto, traz algumas características que devem ser observadas pelos compositores.

A expressão musical do hino deverá consistir de caráter vibrante, vigoroso, “energizador”. Segundo o edital, este caráter tem a ver com o ressoar de “trombetas e clarins”. Além disso, a melodia e o ritmo devem ser fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia. A música deverá conter também força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais, despertando-os do torpor do egoísmo e do comodismo.

Já tratando-se da melodia, ela deverá realçar bem o sentido da letra. Deve ser fluente, simples, porém, bela. Também tem que ter pausas de respiração suficientes e nos momentos certos. “É bom que haja uma breve respiração no final de cada frase do texto”, sugere o edital.

Prazos

As composições devem ser enviadas à CNBB até o dia 30 de agosto de 2018, trazendo apenas o pseudônimo (nome de fantasia) do(a) autor(a), no remetente. Dentro da correspondência, num envelope fechado, devem estar o nome verdadeiro do(a) compositor(a), junto com o termo de Cessão de Direitos Autorais, preenchido e assinado, para o endereço físico da entidade.

Confira o edital na íntegra.

Por CNBB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email