Chilenos vão ao encontro de Cristo na JMJ Rio2013

Chilenos vão ao encontro de Cristo na JMJ Rio2013

A experiência de participar em uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) inclui o descobrimento de novas culturas, conhecer jovens de outros países e realidades, celebrando juntos a alegria de uma Igreja viva. Tudo isso acontece, mas há muito mais.

Grandes adorações ao Santíssimo  com um silêncio esmagador, homilias e reflexões do Vigário de Cristo em que parece que fala pessoalmente a cada um dos presentes, diretamente ao coração. Via Sacra pelas ruas da cidade, revivendo e testemunhando o maior ato de amor da história. Esses são somente alguns exemplos dos momentos profundos vividos na JMJ que deve reunir mais de 2 milhões de peregrinos no Brasil, entre os quais mais de 6 mil chilenos em busca de um encontro pessoal e comunitário com Cristo.

Carola Urrutia é voluntária da Delegação Nacional chilena e está encarregada da área de conteúdos do grupo. Para ela, participar nessa JMJ é um grande sinal do amor do Senhor. “Eu só espero que este fogo que tenho no coração, que Jesus colocou em mim, se propague a todos os jovens que irão a esse encontro. Que eles possam sentir também essa força que dá um novo rumo à vida”.

Cada diocese onde há jovens chilenos que vão participar da jornada celebrará sua missa de envio. Em Santiago, a missa será no próximo domingo (7) às 12h na Catedral Metropolitana.

Segundo Carola, para um verdadeiro encontro com Cristo na jornada é muito importante a preparação espiritual prévia. “A parte logística com relação a malas, alojamentos, passagens e outros detalhes é básica, mas a arrumação da mala espiritual é chave”, ressalta. Uma maneira de preparação para os jovens chilenos é utilizar os documentos disponíveis em www.rio2013.cl e trabalha-los em comunidade.

Já no Brasil, entre os dias 17 e 21 de julho acontecerá a Semana Missionária, anteriormente conhecida como Dias nas Dioceses ou Pré-Jornada, que tem como finalidade facilitar o ingresso dos jovens ao país de acolhida e preparar as dioceses rumo à JMJ Rio2013. Muitas dioceses brasileiras se organizam para receber peregrinos estrangeiros que, junto aos jovens brasileiros, participarão de atividades missionárias preparando o espírito para o grande encontro com o papa.

Momentos comunitários

Durante a peregrinação da delegação nacional pelo Brasil, os chilenos terão dois momentos importantes em comunidade. Um deles será a missa em Petrópolis. Será uma celebração bilíngue (português e espanhol) e o coral será formado por jovens de três grandes delegações. Durante a celebração será entregue uma réplica da Virgem del Carmen (padroeira do Chile) ao bispo de Petrópolis, dom Gregório Paixão. Além disso, os jovens distribuirão santinhos com a imagem e a oração da Virgem del Carmen para difundi-las aos moradores de Petrópolis.

Outro momento muito importante será a missa dos chilenos no domingo (22/7) às 16h no Santuário Nossa Senhora de Fátima no Centro do Rio de Janeiro. “Será uma missa inclusiva, com uma ênfase particular na opção pelos mais pobres. Também se ressaltará o sentido missionário e a vocação”, enfatizou Carola.

Catequeses

Sem dúvida, um dos eventos mais lembrados, depois dos encontros com o papa, são as catequeses com bispos de todo o mundo em suas diferentes línguas. Durante os três dias de catequese da JMJ Rio2013, a delegação chilena será responsável pela animação de 12 reflexões.

As reflexões serão guiadas a partir de três tópicos: “Sede de Deus”, “Ser discípulos”, “Ser missionários, ide”. Essas ênfases não só tem relação direta com o lema da JMJ, mas também nascem do impulso Missão Continental, proposta pela Conferência de Aparecida em 2007.

As catequeses acontecerão em locais próximos aos alojamentos. São, em média, 1.200 pessoas em cada evento, com um responsável local, além de jovens que darão testemunhos.

Os bispos chilenos que darão catequese são dom Cristián Contreras Villarroel, bispo auxiliar de Santiago e presidente da área de Comunicações da Conferência Chilena e dom Cristián Caro Cordero, arcebispo de Puerto Montt. Outros bispos também viajarão para a JMJ, mas não darão catequeses.

Fonte: www.iglesiaenmision.cl – Equipe de Comunicação JMJ Rio 2013 – Chile

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email