Celebração de encerramento da JMJ deve acolher mais de um milhão de pessoas

Celebração de encerramento da JMJ deve acolher mais de um milhão de pessoas

Javier Cremades, diretor dos atos centrais da JMJ, assegurou que as celebrações que se realizarão no aeródromo serão “uma grande festa”. Ele destacou que “esta será a primeira parte da festa, já que o que se viver ali chegará a cada canto do mundo depois da JMJ”. 

Esta celebração do papa com os jovens, no sábado, às 20 horas, é um encontro festivo centrado em torno da Eucaristia. A custódia (ostensório) de Arfe, obra-prima da ourivesaria espanhola cedida pela catedral de Toledo, será utilizada durante a celebração central da noite de sábado.

O aeródromo de Quatro Ventos abrirá as portas no sábado às 12h da manhã para acolher os jovens que começarem a chegar para participar na celebração final da JMJ. A partir das 14 horas começará a animação no palco principal que já está sendo montado no aeródromo. Durante a tarde uma equipe de mais de 20 jovens animará a multidão enquanto se espera pelas centenas de milhares de jovens que se encontrarão com o santo padre em Madri. Os participantes poderão desfrutar de apresentações musicais dos vencedores do concurso “Madri me encanta” e outros grupos vindos de todo o mundo. Antes da chegada do papa acontecerá um flasmob com participação de mais de 100 mil pessoas. 

Depois de terminadas as cerimônias de sábado os jovens passarão a noite no mesmo local. Ao redor do lugar onde os jovens pernoitarão haverá 17 tendas de adoração eucarística nas quais os participantes poderão continuar com a vigília. 

No dia seguinte será celebrada a missa de encerramento da JMJ, também presidida por Bento XVI, na qual participará o Coro e Orquestra sinfônica da JMJ que contarão com a colaboração do Orféon Donostiarra e da Escolanía de El Escorial. No final da missa o Papa anunciará onde será realizada a próxima JMJ.

A praticamente um mês do início da Jornada Mundial da Juventude os preparativos do aeródromo de Quatro Ventos caminham a bom ritmo. Eva Hernández, diretora de infra-estruturas da JMJ, destacou que “a principal prioridade é garantir a segurança dos participantes”. Para isso foram enterradas as canalizações elétricas e de água. O aeródromo contará com oito postos de primeiros socorros que prestarão a primeira intervenção no próprio local. Os números equivalem à quantidade de pessoas esperada: 48 torres de som e 20 telões gigantes permitirão que os jovens acompanhem as cerimônias com total segurança.

Hernández frisou em especial a atenção para com os jovens com deficiência ou necessidades especiais que assistirão à JMJ. Estes contarão com áreas especiais, uma para portadores de deficiência mental e física e outra para portadores de deficiência auditiva e invisual.

As inscrições para a Jornada encontram-se na reta final. Já são cerca de 420.000 inscritos. Para animar os indecisos lançou-se uma nova campanha que estará disponível na internet, rádio e imprensa. As inscrições que incluiam alojamento e alimentação se encerraram em 8 de julho.

 

Do site oficial Madrid11

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email