CCJ do Senado vai debater o Estatuto da Juventude

Publicado em 21 de novembro de 2011 Por Seja o primeiro a comentar!

O assunto deverá ser discutido pelos membros da CCJ com a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), relatora do Estatuto da Juventude na Câmara dos Deputados; pela secretária nacional de juventude da Presidência da República, Severine Macedo; pelo presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina; pelo presidente da União Nacional dos Estudantes, Daniel Iliescu; pelo coordenador do Fórum Nacional da Juventude Negra, Luiz Inácio Silva da Rocha; pela coordenadora do Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música, Cristina Gomes Saraiva; e pelo coordenador do Setor de Juventude do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), Antônio Francisco de Lima Neto.

Críticas

Ao defender a aprovação do PLC 98/11, duas semanas atrás, Randolfe destacou três políticas públicas incluídas no Estatuto da Juventude: a aplicação mínima de 30% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura em programas e projetos destinados a jovens ou por eles produzidos; a concessão de desconto de, pelo menos, 50% no valor das entradas de eventos culturais, de entretenimento e lazer em todo o país; e garantia de meia-passagem a jovens de 15 a 29 anos em transportes intermunicipais e interestaduais, independentemente do motivo da viagem.

Na ocasião, os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Demóstenes Torres (DEM-GO) fizeram críticas ao Estatuto da Juventude. Líder do governo no Senado, Jucá adiantou a intenção de votar a favor da matéria na CCJ, deixando para apresentar emendas ao texto quando for enviado às Comissões de Assuntos Sociais (CAS); de Educação, Cultura e Esporte (CE); e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Segundo explicou, o governo discorda de alguns pontos da proposta.

Já Demóstenes considerou “incompreensível” o Estatuto da Juventude garantir, de forma irrestrita, meia-passagem nos transportes interestaduais e intermunicipais.

-Quem é que vai pagar por essa redução no preço das passagens? Há aspectos do projeto que precisam ser melhorados – avaliou Demóstenes.

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais