Brasília sedia III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

Brasília sedia III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

Com o intuito  de celebrar a vida das juventudes estigmatinas espalhadas pelo mundo e promover a integração e a partilha aprofundando a espiritualidade bertoniana, foi realizado de 14 a 20 de janeiro o III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina (EIJE), organizado pela Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada por São Gaspar Bertoni, em Verona na Itália. O encontro aconteceu na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, em Brasília (DF).

O evento ocorre sempre na semana antecedente à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A primeira edição aconteceu no Brasil, em São Caetano do Sul (SP), em 2013, antecedendo a JMJ no Rio de Janeiro. A segunda foi sediada em Verona, cidade onde foi fundada a Congregação Estigmatina, antecedendo assim, a JMJ ocorrida na Polônia, em 2016.

O EIJE 2019 teve como tema “Somos Jovens Estigmatinos: Missionários por uma ‘Igreja em Saída” e, em sintonia com a JMJ do Panamá, apresentou também um lema mariano, “Fazei tudo o que Ele vos disser. (Jo 2.5)”. O encontro foi marcado por vários momentos de visitas, de reflexão, de escuta, do compromisso e dos desafios atuais de se viver a juventude a partir da inspiração do carisma estigmatino.

Participaram 150 jovens do Brasil, Chile e Paraguai das Províncias São José e Santa Cruz. Esteve presente no encontro o Superior Geral da Congregação dos Sagrados Estigmas, Pe. Rubens Sodré Miranda, dentre outros sacerdotes e seminaristas estigmatinos.

Para o jovem Ray, de Guarapuava (PR), a viajem de vinte e quatro horas de ônibus, o encontro com os jovens e experiência do encontro valeram a pena. “Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Foi escutar, partilhar e ter a certeza de que não estamos sozinhos na missão evangelizadora. Ousadia e alegria de uma juventude em saída, trazendo os traços de Cristo, seguindo Gaspar Bertoni”, declarou.

O encontro proporcionou aos jovens uma mistura de países, culturas, idiomas e inúmeros sentimentos em poucos dias, mas  com a certeza da entrega de tantos sedentos ao chamado e ao serviço de Deus, em busca da santidade e da missão. “Cada dia foi vivido confirmando que a caminhada não é fácil, mas válida. As atitudes de: acolher, confiar, escutar, doar e amar permeou o EIJE. Que a intercessão do apóstolo dos jovens São Gaspar Bertoni ajude a juventude a seguir os traços de Cristo”, testemunhou Tainá, que veio de Goiânia (GO) para o

Espera-se que através deste encontro se reacenda nas comunidades estigmatinas o desejo de um acompanhamento autêntico com as juventudes. A partir dos rostos dos missionários estigmatinos, cada jovem se torne o rosto misericordioso de Deus para outros jovens e que a alegria de ser jovem a partir do carisma estigmatino, que é amor ao serviço “Ide Ensinai”, sele o firme propósito de anunciar a todas as nações: “Sou Jovem Estigmatino, fidelidade ao Senhor!”.

Por Juventude Estigmatina .

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email