Brasileiros em Portugal e uma missão: ajudar a preparar a JMJ Lisboa 2023

Brasileiros em Portugal e uma missão: ajudar a preparar a JMJ Lisboa 2023

“Estamos a Caminho”: Comunidade Shalom em Missão na JMJ!

São seis e chegaram a Lisboa em outubro de 2021 com a missão de ajudarem a preparar a Jornada Mundial da Juventude. A experiência de trabalhar no COL de uma JMJ não é nova para alguns destes missionários da Comunidade Shalom, mas, em terras lusas, o “acolhimento do povo português” vai marcando a diferença e contribuindo para que, em agosto de 2023, essa experiência possa também ser a de todos os peregrinos.

Patrícia de Morais Correia tem 31 anos é a responsável da comunidade em Lisboa, tem uma experiência como voluntária no COL da JMJ Rio 2013 e frisa que a presença da Comunidade Shalom na preparação das Jornadas é uma resposta ao carisma desta ‘nova comunidade’ que nasceu em 1982, em Fortaleza, no Brasil. “A comunidade entende que a primazia da sua evangelização são os jovens. Por isso, fica muito feliz por contribuir, não só com a experiência de outras JMJ’s, mas também com a própria experiência de evangelização. Costumamos brincar e dizer: ‘Onde há jovens, o Papa e a Jornada, isso tem tudo a ver com a comunidade!’”, partilha esta leiga consagrada.

Tal como em Fortaleza – onde a comunidade nasceu, impulsionada pela criação de uma ‘lanchonete’ com a missão de atrair os jovens para acompanhá-los individualmente –, também em Lisboa vão-se criando iniciativas para que o trabalho de evangelização seja feito “pessoa a pessoa”, mas “sempre conduzido pelo Espírito Santo”, explica Beatriz Soares, outra missionária desta comunidade. “Fazemos eventos para poder atrair os jovens para este encontro. Um dos eventos que vamos começar a realizar é a ‘Tarde da Paz’, em preparação para a Páscoa. Depois destes eventos, convidamos os jovens a trilhar um caminho, chamado ‘Caminho da Paz’, de aprofundamento da espiritualidade de cada um, de cada família, trilhado num grupo de oração, com uma pessoa que acompanha”, explica esta jovem brasileira, de 28 anos, que destaca a surpresa que teve durante a última Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) de Lisboa, em novembro, em Queluz. “Impressionou-me muito, na JDJ, o desejo que os jovens têm de se sentir Igreja e a sua alegria. Muitas vezes, nós, brasileiros, pensamos que os jovens daqui são mais retraídos, mas quando cheguei lá, foi outra experiência. Vi que os jovens buscam ter um lugar dentro da Igreja. São jovens alegres, que desejavam conhecer mais a Igreja e estar mais presentes na Igreja”, salienta.

De uma comunidade na França para a nova comunidade de Lisboa viajou o sacerdote brasileiro padre Leonardo Donelles de Almeida, que pertence à Comunidade Shalom e é igualmente o capelão da Fundação JMJ Lisboa 2023. “Acabámos de chegar e o primeiro desafio é conhecer, de forma muito concreta, o coração das pessoas que estão aqui, as suas necessidades, os seus anseios neste tempo”, começa por frisar. Este sacerdote de 39 anos explica que a missão de capelão da JMJ passa por ser instrumento para que a “fonte desta Jornada, que é Deus”, possa chegar a todos os que nela trabalham e aos peregrinos que vão chegar. “A celebração diária da Missa, na capela do COL [Antiga Manutenção Militar de Lisboa, no Beato], às 12h30, é uma fonte para que tudo aconteça. Estamos a trabalhar na JMJ, mas o protagonista é o próprio Deus que fez surgir as Jornadas no coração do Papa João Paulo II. Ela só pode acontecer se bebermos da fonte. A missão do capelão é levar essa fonte, através dos sacramentos, da disponibilidade para escutar e confessar e da intercessão. Começámos já a adoração ao Santíssimo Sacramento, na capela, todas as quintas-feiras, das 14h00 às 17h00. É a alma desta Jornada! Esta oração vai também gerando a comunhão entre todos”, assegura.

TESTEMUNHO DOS BRASILEIROS

Na foto, da esquerda para a direita: Padre Leonardo, Isabel, Beatriz, José Carlos, Patrícia, Pedro.

“Para que Deus toque o coração, é preciso bebermos da fonte e rezar para que os jovens tenham uma experiência com Deus.”
PADRE LEONARDO DONELLES DE ALMEIDA,39 ANOS.
Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Capelão da Fundação JMJ Lisboa 2023.

“Desejo que, no serviço diário, possa transmitir o que é ser Igreja, como voluntária.”
ISABEL BRAQUEHAIS, 29 ANOS
Fortaleza, Brasil. Direção de Acolhimento e Voluntariado

“Desejo que, com esta JMJ, se possa alcançar o fruto da unidade, buscando os que estão distantes da Igreja e, assim, sermos Igreja.”
BEATRIZ SOARES, 28 ANOS.
Rio de Janeiro, Brasil. Comunicação.

“Desejo que os peregrinos, em Lisboa, possam ter a experiência de serem esperados e queridos por nós.”
JOSÉ CARLOS PASTERNAK (ZECA),41 ANOS.
São Paulo, Brasil. Direção de Acolhimento de Voluntários.

“Anseio que cada peregrino possa ter um encontro pessoal com Jesus e, ao mesmo tempo, a experiência do acolhimento do povo português.”
PATRÍCIA DE MORAIS CORREIA, 31 ANOS.
São Paulo, Brasil. Responsável local da Missão da comunidade.
Direção de Acolhimento e Voluntariado.

“Gostava de deixar a experiência que trago de ser jovem e permitir que também outros jovens possam recolher o testemunho que trazemos, como comunidade, no trabalho do dia-a-dia.”
PEDRO CARVALHO, 22 ANOS.
Curitiba, Brasil. Direção de Finanças.

E uma outra grande novidade: os produtos oficiais da JMJ Lisboa 2023 estão disponíveis no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Através do site lisboa2023.org e toda a gestão de encomendas para os interessados na América do Sul é feita a partir do Brasil, onde se concentra também a produção para este continente.

 

da redação com informações do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email