Brasileiros conduzem encontro de evangelização para jovens africanos de Cabo Verde

Brasileiros conduzem encontro de evangelização para jovens africanos de Cabo Verde

Jovens de Cabo Verde participantes do acampamento. Foto: Anderlon Mendes.

Jovens de Cabo Verde participantes do acampamento. Foto: Anderlon Mendes.

O “Ide! Sem medo para servir” do Papa Francisco e tão comentado após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio20103) continua a impulsionar os brasileiros e não somente para a missão dentro do país, mas além fronteiras.

Esta está sendo a experiência de um grupo de 20 brasileiros que se encontra em Cabo Verde, na África, desde o início da semana, onde conduzem um acampamento de colônia de férias para cerca de 1200 jovens cabo-verdianos. Na programação, a juventude do país conta com momentos de oração, lazer, testemunhos e cristoteca.

Os missionários do Brasil estão divididos em duas ilhas para aplicar o encontro e são de três novas comunidades: Face de Cristo, de Fortaleza (CE), Boa Nova e Obra de Maria, ambas de Recife (PE), sendo a proposta lançada por esta última. Há oito anos, o fundador da Obra de Maria, Gilberto Gomes, tem contato com padres do arquipélago e, desde então, os laços se estreitaram e todo ano a comunidade organiza dois encontros para a juventude de Cabo Verde.

Momento mariano durante o encontro. Foto: Anderlon Mendes.

Momento mariano durante o encontro. Foto: Anderlon Mendes.

E para ele, esses dias no país tem sido de uma verdadeira vivência do Evangelho: “Quando se toca no Evangelho, a experiência é a melhor possível. Eles estão tendo experiências lindas e os testemunhos já são diversos”. Gilberto afirma também que, apesar de serem sete dias de evento, o tempo é insuficiente para tudo que é o anseio de realizar.

Ainda de acordo com o fundador da comunidade, estes dias de retiro são assumidos com responsabilidade devido ao dever moral, social e espiritual que, segundo ele, diversos países têm em relação ao continente africano. “Este continente foi explorado e saqueado. E eu, particularmente, tenho um carinho enorme por esse povo”, afirma.

Por Gracielle Reis

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email