Brasileiros agitam diocese espanhola de Cória-Cáceres

Brasileiros agitam diocese espanhola de Cória-Cáceres

coria-caceres_capa

As boas-vindas oficiais foram dadas em um evento no Pavilhão desportivo Multiuso, pela equipe da organização da Pré-Jornada em Cáceres. Além dos brasileiros, estavam presentes jovens das Filipinas, Itália, Eslováquia, Índia, Austrália, Guiné Equatorial, Malawi, Espanha, EUA, Croácia, Paquistão, Síria, Cingapura, França, Argentina e Reino Unido.

Na programação do grupo, estavam inclusas visitas às ruínas romanas, que deram origem à cidade de Cáceres, à cidade medieval, a várias instituições da cidade e a Fátima, um dos momentos mais esperados pelos peregrinos.

Em Fátima, 48 grupos de 17 países, que junto a outros peregrinos, totalizavam aproximadamente 100 mil pessoas, participaram da celebração da Santa Missa. A celebração do dia 13 de agosto segue a tradição de 71 anos. Em 1940, pela primeira vez, um grupo de jovens portugueses foi a Fátima doar 30 alqueires de trigo para ajudar na produção de hóstias aos católicos; desde então, vários peregrinos rememoram o fato. 

Para Alex (18), de Cabo Verde, o mais forte na visita a Fátima foi a coragem dos peregrinos que faziam procissão de joelhos até o pequeno oratório com a imagem da Virgem. “Vi as pessoas andarem de joelhos e isso forte; eu queria fazer isso, mas não tenho muito tempo. Hoje tantos estão aqui para Deus e provam a sua fé”, afirma o jovem.

coria-caceres_2Padre Juan Carlos, da paróquia San Juan Macías, que acolheu apenas peregrinos brasileiros, ressalta que, para ele, a visita foi uma experiência muito positiva de intercambio, de encontro cultural e da fé. “Vemos aqui jovens unidos pro uma mesma fé em Cristo, vemos a universalidade da Igreja, com todos unidos em uma mesma fé, como diz o lema da Jornada”, destaca o padre.

Ao final da pré-jornada, os peregrinos brasileiros já eram reconhecidos por todos, devido à grande festividade e ao fácil relacionamento com outros povos. No último dia, comemoração da assunção de Nossa Senhora, houve a celebração da missa de envio a Madri, celebrada pelo bispo de Cáceres, dom Francisco Cerro Chaves e concelebrada pelos bispos e padres representantes dos países presentes. Na homilia, o presidente da celebração conclamou aos jovens presentes para que sintam o gosto de servir aos pobres, a exemplo de Maria, para que, sendo sal da Terra e luz do mundo, alimentem o mundo com o amor de Deus.

 

 

Por Felipe Rodrigues, de Madri

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email