Brasil marca presença no Encontro preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa 2023

Brasil marca presença no Encontro preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa 2023

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, recebeu 280 pessoas de 180 países num encontro preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, em 2023. Entre os dias 17 e 19 de outubro, as equipes do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 receberam representantes das Conferências Episcopais e da pastoral juvenil de todo o mundo, bem como de movimentos eclesiais e congregações religiosas para “partilhar, sonhar, planejar ações e rezar juntos pela próxima JMJ”.

Créditos | Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

O encontro internacional de preparação para a Jornada Mundial da Juventude teve a colaboração do Setor Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e foi oportunidade para apresentar a organização da JMJ Lisboa, que vai acolher o próximo encontro mundial dos jovens com o Papa.

Do Brasil, participaram o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Nelson Francelino, e a assessora da Comissão, irmã Valéria Leal, além de representantes de movimentos eclesiais.

Irmã Valéria partilhou que o encontro foi “uma oportunidade ímpar de encontrar pessoas comprometidas com a juventude do mundo todo”. Com a diversidade de línguas, de culturas, de rostos e de expressões, “já deu para perceber um gostinho de Jornada Mundial da Juventude também, que é justamente esse encontro bonito de pessoas de todos os lugares do mundo em torno da fé, não só para ver o Papa, mas nessa alegria de encontrar-se com o Papa, mas também de encontrar-se como Igreja”, segundo a religiosa.

Preparativos

Durante os dois dias de trabalho, foram apresentados os estágios dos trabalhos no âmbitos da pastoral, da liturgia e da logística para o evento, que está marcado para 1º a 6 de agosto do próximo ano. O Comitê Organizador Local destacou a atenção especial à sinodalidade, à sustentabilidade, à participação das pessoas com deficiência e ao diálogo ecuménico e inter-religioso no evento.

O encontro também foi oportunidade para divulgação dos planos de inscrição para os peregrinos que procuram hospedagem, alimentação, transporte e serviços de seguro. Mais informações sobre os diferentes modos dos Pacotes Peregrinos para a JMJ Lisboa 2023 podem ser encontradas aqui e informações gerais aqui.

O evento foi oportunidade para os delegados conhecerem os locais onde estão sendo construídas estruturas para JMJ 2023. Uma das visitas teve momento registrado por dom Nelson Francelino nas redes sociais.

Gerar corresponsabilidade também foi um dos objetivos do encontro. O Comitê Organizador Local e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida buscaram gerar um ambiente de corresponsabilidade para o evento que é de toda a Igreja. “Dessa forma, todos nós somos pessoas responsáveis e membros dessa equipe que prepara a Jornada Mundial da Juventude”, partilhou irmã Valéria.

A assessora da Comissão para a Juventude da CNBB também destacou o empenho dos voluntários que já estão a serviço da JMJ de Lisboa: “Pudemos ver de perto também o empenho de tantos voluntários que já estão trabalhando há tempos na preparação da Jornada Mundial da Juventude, o que nos encheu de alegria de ver jovens voluntários disponíveis, animados para vivenciar esse momento especial e também prestar seu serviço à Igreja através dessa experiência de voluntariado tão bonita e tão especial no momento da Jornada Mundial da Juventude”.

Construção de laços

Na abertura do evento, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell desejou que a JMJ, como encontro presencial, “seja um sinal de construção de laços entre nações e culturas. É isso que representam as Jornadas Mundiais da Juventude desde o início”.

Farrell convidou os participantes a sentirem-se coorganizadores da próxima Jornada Mundial da Juventude, no sentido de uma Igreja sinodal, e não como consumidores de uma oferta. Da mesma forma, a próxima JMJ nas Igrejas particulares – no próximo dia 20 de novembro em cada diocese do mundo – também poderia ser realizada junto com os jovens. Para isso, o Dicastério publicou as “Orientações pastorais” , que oferecem precisamente as diretrizes para as celebrações nas Igrejas particulares.

Por fim, o cardeal desejou aos delegados “que a próxima JMJ seja um espaço aberto, onde os jovens possam ter um encontro com Cristo e encontrar nele sua vocação de vida. Que esta JMJ seja para muitos de nós e para a sociedade um novo começo”.

Com informações do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email