Belém inicia projeto de Revitalização da Ação Juvenil

Belém inicia projeto de Revitalização da Ação Juvenil

Cartaz REAJ

A juventude brasileira tem declarado com sua tradicional força a insatisfação com a realidade em que vive, em Belém não é diferente. Porém, mesmo que bem intencionada e motivada em prol da busca de seus direitos é importante estar bem formado e fundamentado para gerar bons frutos e ter clareza de propósito.

O Setor Juventude é o espaço que une e articula forças num trabalho de conjunto, à luz das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Para isso convoca os diferentes segmentos jovens e propõe orientações para sua evangelização, respeitando sua mística, metodologia, identidade, organização e diversidade de carismas. (Doc. 89, CNBB). Por isso esta articulação deve ouvir este clamor da juventude e mais uma vez cumprir com seu propósito em vista do Protagonismo Juvenil, o jovem é autor e alvo da ação.

Para isso, iniciamos o Projeto de Revitalização da Ação Juvenil – REAJ – com quatro pilares de trabalho: Unir e Articular, Entender e Integrar. Unir os diversos seguimentos de trabalho que tem o jovem como protagonista; Articular estes diversos trabalhos que são vinculados a Igreja, porém independentes entre si; Entender a finalidade e essência destes carismas para que compreendam as necessidades de cada seguimento e atuar de modo amplo e eficaz com o jovem; Integrar cada vez mais segmentos não só religiosos ecumênicos, mas também governamentais e não governamentais incorporando um protagonismo jovem fundamentado com objetivo claro e ações concretas.

Com o questionário sócio eclesial de analise do panorama juvenil com objetivo de mapear a realidade juvenil com a colaboração dos próprios jovens habitantes da região metropolitana onde a Arquidiocese está inserida e o 1º Encontro de Revitalização da Ação Juvenil com o tema “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes” (1 Jo 2,14) e lema “Sejam Revolucionários” (Papa Francisco), a ser realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2014, no Auditório Dom Zico no Centro Social de Nazaré.

Para este encontro foram convocados 3 jovens lideranças, 2 acompanhadores de juventude e o assessor de juventude de cada região episcopal da arquidiocese, 2 representantes de cada expressão de segmento juvenil (Congregações Religiosas, Novas Comunidades, Pastorais e Movimentos Eclesiais) para este primeiro encontro, a fim de organizar primeiramente o berço deste projeto, a Igreja Católica em Belém, para posteriormente ampliar o trabalho conjunto com demais organismos eclesiais, sociais e governamentais. O valor da inscrição é de R$ 50 (cinquenta reais) para cobrir o almoço e demais gastos do evento e as inscrições serão realizadas até o dia 26 de novembro pelo site: sjbelem.wix.com/setorjuventude.

Por Pe. Everson Vianna Corrêa – Assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de Belém

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email