Assembleia da Juventude define metas para 2020 na Diocese de Petrópolis/RJ

Assembleia da Juventude define metas para 2020 na Diocese de Petrópolis/RJ

No dia 1º de dezembro, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, aconteceu a Assembleia Diocesana da Juventude, contando com a presença de jovens de todas as paróquias da Diocese de Petrópolis/RJ.

A assembleia teve como propósito compreender, traçar planos e metas para o trabalho do próximo ano e teve inicio com a palestra do Padre Luiz Henrique, responsável pelo Setor de Juventude. Em sua palestra tratou das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil, documento elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também foi apresentado o documento 109, como direcionamento comum, não só para a Igreja no Brasil, mas para o trabalho da evangelização da juventude.

Como o coração do documento 109 é “a criação de comunidades eclesiais missionárias”, com a imagem da casa com seus pilares e porta, a proposta feita para os jovens foi da ampliação e fortalecimento dos grupos jovens que devem se inspirar nas comunidades eclesiais missionárias. Este grupos devem ser menores, formados por jovens que se conhecem, que criam laços, que tem a mesma espiritualidade, que se ajudam mutuamente e que tem uma caráter profundamente missionário, ou seja, de ir ao encontro dos outros jovens.

Logo em seguida, o Seminarista Mateus Afonso, responsável pelo Setor Juventude, falou para os jovens sobre as Diretrizes Diocesanas da Juventude e o Calendário Diocesano da Juventude 2020, e após um momento de partilha por decanato, todos os jovens estiveram unidos na capela em um momento profundo de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, entregando ao Senhor seus planos e projetos.

Na parte da tarde, depois de um momento de animação, participaram de um Workshop, momento muito importante de formação, que contou com cinco temas distintos presentes no mundo atual: suicídio; afetividade e sexualidade; prevenção de abusos sexuais; a realidade do grupo jovem; e as consequências do Sínodo da Juventude.

Antes do encerramento, tiveram um momento de plenário, onde os jovens puderam expressar o que partilharam nos grupos e seus anseios do coração sobre as suas preocupações com os jovens e adolescentes da Diocese.

A Assembleia da Juventude foi encerrada com a Santa Missa, presidida pelo padre Luiz Henrique entregando a Deus toda juventude e todas as metas traçadas, pedindo a graça necessária para realizá-las. As definições desse dia serão divulgadas no mês de janeiro.

Por: Mitra Diocesana de Petrópolis/RJ.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email