[ARTIGO] Quaresma, fraternidade e educação. O que é a Quaresma?

[ARTIGO] Quaresma, fraternidade e educação. O que é a Quaresma?

Por Dom Amilton Manoel da Silva, CP
Bispo diocesano de Guarapuava – PR e
Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB

 

Estamos num dos períodos mais importantes da fé cristã, a Quaresma – preparação para a Páscoa do Senhor. Este tempo litúrgico que teve início no século IV, começa na quarta-feira de cinzas e tem o seu término na quinta-feira santa, antes da Missa vespertina, quando se inicia o tríduo pascal.

O tempo quaresmal, tem um caráter penitencial (conversão) em vista da renovação das promessas batismais. O jejum (a volta para si mesmo), a oração (a volta para Deus) e a caridade (a volta para o outro) são o tripé que mantém os cristãos vigilantes com Jesus na sua Paixão, para depois experimentarem jubilosos o poder da sua ressurreição (cf. Fl 3,10).

A cor litúrgica deste período é o roxo, que convida à penitência e à introspecção. A ausência de flores, os cantos acompanhados com poucos instrumentos e o silêncio mais espaçado, lembram que Deus sempre nos dá uma nova oportunidade, visando uma mudança qualitativa da vida, uma vez que “não se cansa de nos perdoar” (Papa Francisco) e só Nele encontramos a felicidade e a salvação.

A Igreja no Brasil, desde o ano de 1964, implantou a Campanha da Fraternidade para favorecer o amor fraterno, o cuidado e a compaixão, frente a uma situação de dor, seja existencial, seja social, que os filhos e filhas de Deus estão vivendo, bem como o planeta. Afinal, seremos identificados como discípulos de Jesus Cristo, se colocarmos em prática o mandamento novo ensinado e testemunhado pelo Mestre: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12).

Neste ano de 2022, o tema da Campanha da Fraternidade é: Fraternidade e Educação e o lema: “Fala com sabedoria e ensina com amor” (Pr 31,26). Cujo objetivo principal é: promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Busca, ainda, refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; bem como, incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.

O cartaz da Campanha, apresenta a cena bíblica em que Jesus está diante de uma mulher, surpreendida em flagrante adultério, prestes a ser apedrejada (cf. Jo 8,1-11). Cristo, Divino Mestre e Educador, apresenta um novo ensinamento que se revela como um verdadeiro ato de esperança no ser humano. Jesus educa de maneira pedagógica, integral e a partir de uma ação repleta de sabedoria e amor. Este é o único momento em que o Evangelho mostra Jesus escrevendo, no entanto, não se sabe o que Ele escreveu. Sob a luz da espiritualidade quaresmal, o autor apresenta uma releitura da cena com uma possível escrita sobre o chão: AMOR E SABEDORIA. Com Cristo, aprendamos a falar com sabedoria e a ensinar com o amor. Eis o tempo de conversão e compromisso!

Campanha da Fraternidade 2022

Um dos momentos fortes da Campanha é a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, que este ano será dia 10 de abril. Do total arrecadado, 60% ficará na Diocese com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% irão para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB. A nossa contribuição generosa, neste dia, é primordial. É bom lembrar que estamos em processo Sinodal, onde por meio da comunhão, participação e missão, somos chamados a contribuir para uma nova Igreja e uma nova sociedade; essas atitudes tem tudo a ver com a Quaresma e o tema da Educação.

Que este período quaresmal nos leve a “avaliar para onde o nosso coração está orientado” (Papa Francisco), e em meio as tibiezas, trazidas pelas tantas pandemias, que tenhamos a coragem de abraçar novamente a cruz e seguir Jesus com alegria, ousadia e profetismo. Bom tempo quaresmal para todos (as).

No crucificado/ressuscitado, que nos une na missão.

 

 

Curiosidades sobre a Quaresma

Que é a Quaresma?

A Quaresma é um tempo litúrgico que prepara os Cristãos para a Páscoa do Senhor. Por 40 dias a Igreja pede que os fiéis façam penitência e cheguem à verdadeira conversão. Preparem-se assim para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa e a Páscoa do Senhor ressuscitado durante toda a vida. Portanto, chamamos Quaresma o período de quarenta dias reservado a preparação da Páscoa, e indicado como última preparação dos catecúmenos que deveriam receber nela o batismo.

Qual é o espírito da Quaresma?

Deve ser como um retiro coletivo de quarenta dias, durante os quais a Igreja, propondo a seus fiéis o exemplo de Cristo em seu retiro no deserto, se prepara para a celebração das solenidades pascoais, com a purificação do coração, uma prática perfeita da vida cristã e uma atitude penitencial.

Quais práticas quaresmais?

A Oração é uma condição indispensável para o encontro com Deus. Na oração, o cristão entra em diálogo íntimo com o Senhor, deixa que a graça entre em seu coração e, como Maria, abre-se para a oração do Espírito cooperando com ela em sua resposta livre e generosa (ver Lc 1,38).

O Jejum é saber renunciar a certas coisas legítimas para viver o desapego e desprendimento. Consiste em fazer uma refeição forte por dia. O jejum não proíbe de tomar um pouco de alimento na parte da manhã e à noite. É obrigatório dos 18 aos 59 anos inclusive. Essa mortificação se realiza cotidianamente e sem a necessidade de fazer grandes sacrifícios. Com ela, são oferecidos a Cristo aqueles momentos que geram desânimo no transcorrer do dia e se aceita com humildade, gozo e alegria, todas as diversidades que chegam.

A caridade é necessária como refere São Leão Magno: “Se desejamos chegar à Páscoa santificados em nosso ser, devemos pôr um interesse especialíssimo na aquisição desta virtude, que contém em si as demais e cobre multidão de pecados”. Sobre a prática do doar, São João Paulo II explica que este chamado “está enraizado no mais profundo do coração humano: toda pessoa sente o desejo de colocar-se em contato com os outros e se realiza plenamente quando se dá livremente aos demais”. Mais do que uma esmola (dar do que sobra), é um compromisso (dar segundo a necessidade).

Somos obrigados a fazer Penitência?

“Todos os fiéis, cada um a seu modo, estão obrigados pela lei divina a fazer penitência. Não obstante, para que todos se unam em alguma prática comum de penitência, se fixaram uns dias de penitência para os fiéis que se dedicam de maneira especial a oração, realizam obras de piedade e de caridade e se negam a si mesmos, cumprindo com maior fidelidade suas próprias obrigações e, sobretudo, observando o jejum e a abstinência” (Código de Direito Canônico, c. 1249).

Qual o período da Quaresma?

Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa. Na Quarta-feira de Cinzas começam os 40 dias de preparação para a Páscoa. Após a Missa, o sacerdote abençoa e impõe as cinzas feitas de ramos de oliveira abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estas são impostas fazendo o sinal da cruz na testa e dizendo as palavras bíblicas: “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Desta forma, a cinza é um sinal de humildade e recorda ao cristão sua origem e seu fim. A Quaresma termina no pôr-do-sol da Quinta-feira Santa. Nessa noite, a Igreja recorda a Última Ceia do Senhor, quando Jesus de Nazaré compartilhou a refeição pela última vez com seus apóstolos antes de ser crucificado na Sexta-feira Santa.

Qual a cor litúrgica da Quaresma?

É o roxo, que significa luto, penitência e contrição. É um tempo de reflexão, conversão espiritual; tempo para preparar o mistério pascal. Nesta época do ano, no hemisfério norte, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário.

O que é Cinzas?

A quarta-feira de Cinzas é o princípio da Quaresma; um dia especialmente penitencial, em que manifestamos nosso desejo pessoal de CONVERSÃO a Deus. Quando vamos aos templos em que nos impõem as cinzas, expressamos com humildade e sinceridade de coração, que desejamos nos converter e crer de verdade no Evangelho.

O que é a Campanha da Fraternidade?

O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário. A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.

Quais são os objetivos permanentes da CF?

São: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email