[Artigo] O que pode nos ensinar a “arte alegre” do Circo?

[Artigo] O que pode nos ensinar a “arte alegre” do Circo?

No dia 27 de Março é comemorado, juntamente com o Dia Mundial do Teatro, o Dia Mundial do Circo, data que nos convida a celebrar a arte da alegria, que é capaz de nos surpreender e de arrancar, de cada pessoal, o riso mais sincero. Confira o artigo de Ivete Damasceno (Atriz, Palhaça, Contadora de histórias e Professora de Expressão Corporal Oficina Viva Produções), que apresenta, a prtir de sua vivência, a beleza da “arte alegre” do Circo.

Ivete Damasceno: “a alegria vai te fazer se conectar com a esperança”. (Foto: Arquivo pessoal).

Respeitável Público, é com muita alegria que pedimos passagem para os sorrisos e as gargalhadas… Mesmo em tempos de tantas lágrimas, sorrir não significa ausência de sofrimento, sorrir é escolha de quem enfrenta o sofrer abraçando a vida. É a arte da alegria que produz sentido em ser alegre!

E quem melhor que o palhaço para nos ensinar a “arte alegre”? Sim, esse ser que, mesmo diante das quedas. Levanta-se novamente e recomeça, promovendo risos, arrancando gargalhadas e escolhendo, por fim, a alegria.

Já dizia a canção de Vinicius de Moraes: “é melhor ser alegre que ser triste”. É isso que quero partilhar com você, como palhaça, como ser humano, te digo que a alegria nos aquece e renova as forças. Escolher a alegria é sempre uma decisão diária, diante dos dias difíceis, mas vale a pena!

Que tal nesse dia do circo armar o picadeiro em sua casa e desarmar a tristeza? Sim eu sei, está difícil, vivemos dias onde somos exigidos o tempo todo a sermos equilibristas. Há tanta dor que temos a sensação de um contorcionista, tantas incertezas que parecemos aqueles engolidores de faca. Mas calma, a alegria nos provoca como a beleza dos trapezistas e o palhaço, ah o palhaço… esse com certeza pode te ajudar a aceitar suas imperfeições e no picadeiro da sua vida, a alegria vai te fazer se conectar com a esperança.

Não sabe como erguer a lona do seu circo? Comece com pequenos gestos de delicadeza a si mesmo e aos outros: um chocolate, uma música, coloque nesse dia uma roupa bem colorida, pinte o rosto, e aos poucos, a alegria vai se chegando e a tristeza vai certamente dando espaço a arte de ser feliz! Transforme seu sofrimento, afinal, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!

Viva a arte! Viva a alegria! Viva a vida! Viva o circo! Viva o palhaço… Viva a você!

Por Ivete Damasceno, Atriz, Palhaça, Contadora de histórias e
Professora de Expressão Corporal Oficina Viva Produções.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email