Arquidiocese de São Paulo se organiza para a Jornada Mundial da Juventude

Arquidiocese de São Paulo se organiza para a Jornada Mundial da Juventude

Várias iniciativas estão sendo pensadas para garantir o conhecimento e um bom envolvimento neste importante evento de nossa Igreja. Desde o último semestre de 2010, está se organizando o “grupo oficial de peregrinos do Setor Juventude da Arquidiocese”, composto por jovens, adultos, padres, religiosos e que ainda pode receber inscrições. Além disso, pela primeira vez, o Brasil irá para uma Jornada Mundial da Juventude com uma delegação oficial do Setor Juventude da CNBB, composta por 2 representantes de cada diocese.

Além dos grupos oficiais da Arquidiocese de São Paulo e da CNBB, vários outros grupos ligados a outras dioceses, Movimentos  Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas também estão se organizando para participar da Jornada Mundial da Juventude: RCC, Focolares, Caminho Neocatecumenal, Juventude de Schöenstatt, Comunidade Shalom, Articulação da Juventude Salesiana, Juventude Marista e vários outras organizações também possuem em seus grupos jovens de São Paulo, que serão reunidos numa grande celebração de envio a ser confirmada com o Cardeal Dom Odilo Scherer, para o mês de julho.

Recomenda-se para todos os que participarão da Jornada Mundial da Juventude um itinerário formativo que contemple uma boa preparação dos peregrinos. O Setor Juventude da Arquidiocese está se esforçando para oferecer um amplo itinerário de formação que contemple diversas dimensões: espiritual, humana, social e cultural, em encontros mensais até a Jornada. O primeiro encontro acontecerá no dia 5 de fevereiro, das 14h às 16h, no Centro Pastoral São José. No dia 26 de março haverá um Retiro Espiritual e dia de oração para os peregrinos e lideranças do Setor Juventude, a partir do tema da Jornada. A participação nos principais eventos do Setor Juventude da Arquidiocese e das Regiões Episcopais também são parte importante neste itinerário formativo.

Para a preparação de todos os jovens o Setor Juventude da CNBB está preparando um subsídio intitulado “Jornada Diocesana da Juventude 2011”, que será celebrada no Domingo de Ramos, 17 de abril, “Dia Mundial da Juventude” e para o qual nossas Regiões Episcopais, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos eclesiais, Novas Comunidades e Congregações Religiosas são convidadas a envolver sua juventude. Além disso, se encontra em fase de preparação um Projeto Missionário do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, cujos detalhes detalharemos num próximo artigo.

Mais informações poderão ser encontradas no Portal da Arquidiocese de São Paulo: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Nei Márcio Oliveira de Sá é membro da Equipe de Animação do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email