Arquidiocese de Campinas realiza “pré-jornada” com jovens peregrinos

Arquidiocese de Campinas realiza “pré-jornada” com jovens peregrinos


 

Aproximadamente 24 jovens e lideranças de grupos da Pastoral da Juventude (PJ) e movimentos que trabalham com jovens dialogaram durante a Pré-Jornada, que buscou dar orientações gerais sobre a organização da Jornada e dos preparativos para a JMJ dos jovens de Campinas.

Leia também:

Jovens peregrinos em jornada: o Brasil vai a Madri

Os jovens se preparam para a JMJ com sacrifício e confiança

CNBB organiza delegação oficial do Brasil para a Jornada de Madri

Veterana de 4 jornadas dá várias dicas

O Coordenador da Área Juventude, Padre Jonas Barbosa da Silva, destacou a importância dos jovens assumirem seu papel “participativo” na Jornada e também nos grupos de jovens que existem na arquidiocese. O assessor de comunicação da Arquidiocese de Campinas, padre Rodrigo Catini Flaiban, participou do encontro para convidar os jovens a integrarem o projeto de cobertura jornalista da Jornada, que será coordenada pelo jornalista e peregrino Fabiano Fachini.

Jovens Peregrinos

Em 2008, a Arquidiocese de Campinas esteve na Jornada Mundial da Juventude em Sidney, na Austrália, com sete jovens. Hoje, o número passou para aproximadamente 120 jovens de Pastorais da Juventude, grupos e movimentos que trabalham com jovens, e grupos independentes de paróquias e peregrinos que estão “fazendo as malas” para viajar.

Site JMJ

O Site JMJCampinas foi elaborado para acompanhar a preparação dos jovens peregrinos da Arquidiocese de Campinas que terão a oportunidade de participar da Jornada Mundial da Juventude em Madri.

A cobertura do site será realizada em três momentos:

Pré-jmj: cobertura dos encontros da Jornada; notícias sobre a Jornada em âmbito nacional e internacional; cadastro dos peregrinos e grupos jovens; divulgação de eventos relacionados aos jovens; disponibilização de “catequese” e reflexões sobre a JMJ;

Durante a JMJ: descrever a experiência dos jovens de Campinas e região na Jornada por meio de fotos, vídeos e testemunhos enviados diretamente de Madrid, em tempo real;

Pós-jmj: na volta da Jornada o site ficará no ar como espaço de encontro dos jovens de Campinas; será produzida uma revista com testemunhos, experiências e informações de como foi a participação de Campinas na JMJ.

Cruz da JMJ

O Padre Jonas passou a réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude para a Comunidade Católica Pantokrator. A Cruz é um dos símbolos mais fortes da JMJ e a réplica deverá percorrer todos os grupos de Jovens de Campinas até o dia 16 de julho, quando o Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, celebrará a Missa de envio dos jovens peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude.

O site JMJCampinas vai acompanhar a peregrinação dos Jovens com a Cruz da JMJ e divulgar mais informações aqui no site. Fique ligado!

Gesto Concreto JMJ Campinas

Os jovens presentes na Pré-Jornada foram convidados a assumir alguns compromissos como jovens peregrinos da JMJ:

Participar dos próximos encontros de Pré-Jornada;

Realizar a peregrinação da Cruz da Jornada entre os grupos;

Confecção de uma camiseta dos jovens da Arquidiocese de Campinas, integrando todos os 120 peregrinos de diversos grupos;

Divulgar e levar a Bandeira da Arquidiocese de Campinas que já esteve em Sidney, na JMJ 2008;

Prêmios entre os internautas do Site JMJCampinas

Para os jovens que participarem do Site JMJCampinas preenchendo a ficha de peregrino ou comentando os textos e divulgando o site, estarão concorrendo a brindes da Loja Oficial da Jornada, como bonés, camisetas, gorros, squizes e uma jaqueta.

Os brindes serão divulgados todas as sextas-feiras pelo programa Povo de Deus com o Locutor Fabiano Fachini. O programa de Rádio Povo de Deus, da Arquidiocese de Campinas, vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 18h00, pela Rádio Brasil Campinas Jovem Pan AM 1270 kHz ou pelo site www.brasilcampinas.com.br.

Na última sexta-feira, dia 20 de maio, os três primeiros premiados foram anunciados durante o programa de rádio. Os brindes foram entregues durante a Pré-Jornada, no dia 21 de maio, aos que estavam presentes. Os que por algum motivo não participaram da Pré-Jornada tem até uma semana para retirar o prêmio, em horário comercial, no Centro de Pastoral Pio XII, com o jornalista Fabiano Fachini, na Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Campinas.

Sorteio de Brindes durante a Pré-Jornada do dia 21

Durante a Pré-Jornada Padre Rodrigo e Padre Jonas sortearam entre os jovens dois bonés e um gorro da JMJ. Os premiados foram: Andressa, Cristiano e Fábio.

 

Na próxima sexta-feira, dia 28 de maio, outros brindes serão sorteados durante o Programa Povo de Deus para os internautas do site JMJCampinas.

Por Fabiano Fachini, da Arquidiocese de Campinas

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email