Aparecida, sinal de esperança aos jovens

Aparecida, sinal de esperança aos jovens

Vivemos num tempo de reconstrução, o medo ainda por vezes nos paralisa e ficamos tímidos diante dos passos que devemos tomar. Deus, que conhece nossos corações e fragilidades, nos dá sua Mãe como sinal de esperança. São incontáveis as experiências que temos com Nossa Senhora Aparecida ao longo de nossa vida, assim como há mais de 300 anos, a descoberta dessa imagem fez brotar esperança no coração dos pescadores, também hoje ao celebrarmos essa solenidade nos enchemos de uma autêntica fé nova e de uma verdadeira confiança em Deus nesses tempos difíceis.

A Virgem de Aparecida é o sinal da autêntica esperança que nos liberta das angústias que nos aprisionam e nos fazem paralisar em meios às crises. Maria sempre nos resgata com sua maternidade espiritual, especialmente quando não sabemos qual direção seguir, ela sempre movida de amor por nós, se revela como a portadora da nova esperança, que nos faz acreditar em dias melhores e assim reconstruir nossos sonhos e lutar por eles, sendo sempre revigorados por sua presença materna em nossas vidas.

Missa da Juventude (Foto: Thiago Leon – Portal A12).

Sabemos da força dessa devoção no Brasil e que diante dessa pequena Imagem no Santuário Nacional de Aparecida, ou em tantas outras igrejas, capelas e ermidas, milhões de brasileiros sentem-se abraçados pela presença materna de Nossa Senhora. Muitos, mesmo que não sejam assíduos na vida de comunidade, encontram na devoção a Nossa Senhora Aparecida um forte refúgio e um coração materno para descansar e renovar as forças. Maria é essa ponte que une os corações ao seu Filho, alcançando o profundo da realidade humana, derrama sua ternura, nos envolve com sua simplicidade e nos mostra o caminho prático do Evangelho com suas virtudes, nos ensinando o caminho da fé e da sincera caridade.

Aparecida é a Mãe presente, que acolhe, escuta e cuida, que sabe nos olhar com aquele amor que nos resgata e segura em nossas mãos, quando o sofrimento amargura nosso coração. Ela é mãe do calvário, que nos faz ter esperança onde somente enxergamos morte, com sua fé viva ela nos faz ficar de pé junto a cruz, alimentando em nosso coração a certeza de que a esperança não decepciona aqueles que sabem permanecer em Cristo.

Que possamos hoje contemplar Nossa Senhora Aparecida honrada com tanta fé na casa de todos os brasileiros e nos deixar alcançar por tão grande ternura, tendo a certeza de que nossa devoção a Maria nos desperta para uma fé mais profunda em Cristo. Quanto mais vivermos essa dimensão mariana de nossa fé mais seremos de Cristo, pois a maior alegria da Mãe Aparecida é nos fazer íntimos do Coração do seu Filho, ela como Mãe e Mestra dos discípulos muito se alegra em nos formar e educar em seu Imaculado Coração, para sermos ardorosos apóstolos do Evangelho para esta sociedade que hoje tanto necessita de jovens dispostos a serem portadores dessa autêntica esperança.

Movidos pelo nosso amor à Nossa Senhora, assumamos hoje esta nossa missão! Sejamos jovens que vivem e promovem a esperança!

Fazer Memória

Como não fazer memória daquele 12 de Outubro de 2018? Por ocasião da Festa de Nossa Senhora Aparecida, o Bispo de Imperatriz (MA), Dom Vilsom Basso, e Lucas Galhardo, da Pastoral Juvenil da CNBB, gravaram com o Papa Francisco uma mensagem para o povo brasileiro, em meio aos trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre os jovens.

“Ao povo do Brasil, a minha cordial saudação nesta festa de Nossa Senhora Aparecida. Que cada um de vocês a encontre em seu coração, assim como os pescadores a encontraram no rio. Busquem nas águas de seus corações e a encontrarão, porque Ela é mãe. Que Ela nos acompanhe e rezem por mim.” (Papa Francisco)

Por Seminarista Bruno Aristides Martins – Arquidiocese de Sorocaba/SP

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email