Alojamento, transporte, saúde e segurança, confira a primeira edição do Conectados na JMJ.

Alojamento, transporte, saúde e segurança, confira a primeira edição do Conectados na JMJ.

Conectados na JMJ: saiba mais sobre a “Jornada do Peregrino”, informações sobre alojamento, transporte, saúde e segurança.

Estamos a menos de cem dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com isso, a equipe de comunicação do portal Jovens Conectados, irá disponibilizar, de forma descomplicada, conteúdos especiais com dicas e informações oficiais sobre a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Nessa expectativa, que tal conhecer mais sobre o maior encontro católico destinado a nós, jovens? A seguir iremos aprofundar na “Jornada do Peregrino” com informações sobre: inscrição, alojamento, check-in, transporte, alimentação, saúde e segurança.

Inscrição

As inscrições para a JMJ Lisboa 2023 já se encontram abertas e são feitas através de plataforma oficial – clique aqui. O convite à participação na JMJ Lisboa 2023 destina-se aos jovens de todo o mundo.

Acolhimento e Check-in

O Comitê Organizador da JMJ Lisboa, informa que os grupos inscritos com pacotes que incluem alojamento, kit peregrino e credenciais deverá realizar o Check-in na paróquia onde vão ficar alojados – a informação será disponibilizada na área de membro do peregrino (plataforma de inscrições).

Os demais grupos devem dirigir-se ao centro de check-in, localizado num ponto central de Lisboa, com fácil acesso por transportes públicos e com possibilidade de estacionamento (temporário). Na programação está previsto que este centro inicie o seu funcionamento 2 a 3 semanas antes do início da JMJ, de modo que os grupos, de peregrinos ou voluntários, possam garantir antecipadamente as suas credenciais e respetivos kits, de modo a diminuir a carga e tempo de espera do centro de check-in nos primeiros dias da JMJ.

Importante salientar que só serão entregues os kits e credenciais a quem apresentar o voucher emitido pela plataforma de inscrições.

Créditos: JMJ Lisboa 2023

Alojamento

A identificação dos alojamentos e espaços de acolhimento abrange as três Dioceses que vão acolher peregrinos nesta JMJ: Lisboa, Setúbal e Santarém.

Será privilegiado o alojamento em famílias de acolhimento, mas também vão ser utilizados espaços colectivos, como: pavilhões, escolas, ginásios, quartéis de bombeiros, etc. Sendo que a localização exata do alojamento de cada grupo vai ser determinada ao final do processo de inscrições através da plataforma oficial.

Alimentação

Segundo orientação do COL, os pontos de distribuição de alimentação vão seguir um sistema misto: áreas da própria JMJ Lisboa 2023 e restaurantes, ou outros pontos de alimentação, de parceiros externos.

Com a finalidade de permitir uma utilização tranquila de todos os pontos de alimentação, será desenvolvido um sistema (de preferência 100% digital), que permita aos peregrinos efetuarem a sua refeição. A cozinha portuguesa vai ser um dos pontos centrais do cardápio e a organização irá incluir a maior diversidade de regimes alimentares possível, especialmente para peregrinos com alergias alimentares.

Saúde

A prestação de cuidados de Saúde está prevista nos principais locais de alojamento, nos locais das catequeses e nos diversos locais de eventos, de acordo com a dimensão dos mesmos. Em vários locais poderão encontrar tendas de primeiros socorros, estruturas de apoio médico e de enfermagem e, em alguns casos mais específicos, vão existir “hospitais da Jornada” com apoio diferenciado em articulação com as entidades nacionais. Nos principais eventos, teremos ainda equipes de voluntários que estarão nos diversos setores como apoio, evitando que os peregrinos se desloquem.

Importante destacar que todos os Pacotes de inscrição incluem um seguro de acidentes pessoais durante o período da Jornada.

Transporte

A cidade de Lisboa e as áreas que a rodeiam têm um bom sistema de transportes públicos, peça fundamental nas deslocações durante a JMJ. Para começar, existem quatro modalidades de transporte público em Lisboa: metrô (metro), trem (comboio), ônibus (autocarro) e barco. Existe também o bondinho (elétrico) que é mais usado pelos turistas, enquanto para o dia a dia são usados mais o metrô e o ônibus dentro da cidade. Para ir às cidades vizinhas as viagens de ônibus intercidades costumam ser mais rápidas (e às vezes até mais baratas), mas, o trem também é bastante usado para isso. Quando precisar de transporte em Lisboa que não seja o público, há uma boa oferta de táxis, carros de aplicativo e bicicletas.

O COL buscou com os parceiros de mobilidade no sentido de oferecer uma proposta de valor para todos os peregrinos, de forma que a utilização de todos os meios de transporte seja fácil e tenha em consideração os picos de utilização, além das opções mais ecologicamente sustentáveis e a capacidade instalada na cidade.

Segurança

De forma geral, Lisboa é um destino muito seguro. Seus índices de criminalidade são muito baixos. A dica geral: tenha seu bom senso com você e esteja atento em todos os momentos. O COL encontra-se em articulação e colaboração com as autoridades públicas e privadas em todo o processo de elaboração do plano de segurança.

:: Curtiu? Compartilhe com seus amigos e até a próxima edição.

da redação, Jovens Conectados, Layla Kamila.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email