Adolescência agora vai até os 24 anos

Adolescência agora vai até os 24 anos

Você está na casa dos 20 e poucos anos e ainda não sente uma pessoa adulta? Calma, você não está sozinho. Pesquisadores australianos publicaram recentemente que o conceito de adolescência estaria mudando. Eles defendem que essa fase da vida se estenderia dos 10 aos 24 anos e não mais até os 19.

Créditos: Shutterstock

Isso acontece pelo fato dos jovens estarem estudando um período maior, não apenas até a faculdade. Outro ponto é a decisão de cada vez mais eles estão adiando planos familiares, como o casamento e a maternidade/paternidade.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido, a idade média para o primeiro casamento de um homem era 32,5 anos em 2013 e de 30,6 para as mulheres na Inglaterra e no País de Gales. Isso significa um aumento de 8 anos desde 1973.

No artigo que explica os motivos para o aumento da duração da adolescência, Susan Sawyer, diretora do Centro para a Saúde do Adolescente do Hospital Royal Children’s em Melbourne, na Austrália, escreve: “Apesar de muitos privilégios legais da vida adulta começarem aos 18 anos, a adoção das responsabilidades e do papel de adulto geralmente acontece mais tarde”.

No Brasil é possível observar que cada vez mais os jovens estão demorando para sair da casa dos país. A “geração canguru”, definição dada pelo IBGE em 2013 de pessoas de 25 a 34 anos que se enquadram nesse perfil, vem crescendo no país. As informações foram divulgadas na Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira, com dados referentes ao intervalo entre 2002 e 2012.

 

Fonte: BBC via Jovens de Maria 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email