Acontece 3ª Etapa da JFF em Progresso

Acontece 3ª Etapa da JFF em Progresso

Aconteceu durante os dias 22 a 24, na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a terceira etapa da Jornada de Formação Franciscana para Jovens (JFF2013), na cidade de Progresso, pertencente à diocese de Santa Cruz do Sul (RS). O tema aprofundado foi “Vai e reconstrói a minha criação” e cerca de 70 jovens, vindo das várias presenças franciscanas diocesanas, participaram desta etapa.

Tendo como objetivo realizar um momento de formação e integração, os jovens foram motivados a refletir sobre a ecologia e meio ambiente. Para ajudar na reflexão da temática foram convidados Maurício Queiroz e a Oldi Jantsch, conhecida como Tiririca. Ambos trabalham na ASDISC (Cáritas) de Santa Cruz do Sul e coordenam a Escola de Jovens Rurais (EJR ), que é um projeto de formação para  a busca de alternativas na produção na linha da conservação do meio ambiente (produção agroecológica).

Juntamente com o ambiente de formação aconteceu a gincana da JFF, os jovens foram divididos em cinco equipes: água, vento, sol, fogo e terra, que foi a campeã. Segundo Camila Do Nascimento, da comunidade São João Batista, de Tabaí, a gincana foi momento muito rico, de muita integração; ajudou a criar um vínculo entre eles.

No domingo pela manhã aconteceu a Santa Missa na Igreja Matriz, presidida por Frei Paulo Maia. Ele recordou na homilia o encerramento do ano litúrgico e a festa de Cristo Rei, recomendando aos jovens que façam de Jesus seu único Rei, que Ele seja o redentor da vida de cada um. Recordando as palavras do Papa, pediu aos jovens que não tivessem medo de arriscarem suas vidas pelo projeto do Evangelho.

Frei Olávio Dotto, representante do governo da Província, agradeceu a comunidade e na figura do Frei Tiago Frey e Frei Albano, todo o empenho e trabalhos para que a terceira etapa acontecesse. Também comunicou aos jovens que a próxima etapa da JFF, em 2014, acontecerá em Tabaí (RS). Ele espera que o número de jovens aumente ainda mais.

A equipe de coordenação foi ampliando, contando com representantes de Tabaí, Lajeado, Progresso, Bela Vista do Fão, Porto Alegre e Gravataí. Segundo Frei Franklin Freitas, a JFF é um processo de formação que visa ser elaborado em conjunto com os jovens, buscando sempre aprofundar elementos da espiritualidade franciscana numa linguagem jovem e dinâmica. Após o encerramento, frei Albano Bohn deu a benção de envio e agradeceu a toda comunidade a aos jovens da paróquia e os de fora pela linda demonstração de fé e esperança.
Por: Frei Malone Rodrigues,OFM

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email