Abertas as inscrições para o curso de capacitação de assessores juvenis

Abertas as inscrições para o curso de capacitação de assessores juvenis

banner slide home 420x470

Curso será feito de setembro a novembro de 2014. Objetivo é capacitar adultos para lidar com a realidade juvenil.

Neste primeiro curso de capacitação, apenas responsáveis diocesanos de juventude podem participar. No ano que vem, na segunda edição do curso, outros assessores que trabalham com juventude poderão fazê-lo. O curso, à distância, terá duração de três meses. Em janeiro de 2015, haverá um seminário presencial de sete dias, em Curitiba, para aprofundar algumas temáticas e para que os participantes troquem experiências.

De acordo com o assessor da Comissão para a Juventude, pe. Antonio Ramos, sdb., o curso é resultado do encontro de revitalização da pastoral juvenil – que ocorreu no final do ano passado. “Uma das linhas de ação prioritárias no Brasil era a capacitação de assessores, por isso mergulhar na perspectiva de preparar um curso”, afirma.

Segundo ele, “há necessidade de capacitar adultos para acompanhar adolescentes e jovens que estão sendo despertados pela JMJ e que continuam procurando seu espaço na Igreja”.

Curso x EAD

No ano passado, foi iniciado o Ensino à Distância para acompanhantes de jovens. O objetivo era prepará-los, com conteúdo de psicologia, desenvolvimento humano, espiritualidade, entre outros.

Já o curso prepara o assessor e pretende responder perguntas, como: “O que é o assessor?”, “Qual sua identidade?”, “O que ele precisa entender para assessorar jovens e grupos jovens no Brasil?. O curso será pautado pelos eixos da formação integral, pensando o jovem em seus contextos familiar, político, eclesial, psicoafetivo. Serão abordadas também as linhas de ação descritas no Documento 85. Os materiais do curso ficarão disponíveis no menu Revitalização/ Curso de Capacitação, do site Jovens Conectados.

O link das inscrições será enviado por email para os responsáveis diocesanos de juventude. Dúvidas e comentários pelo email: cepj.cursos@gmail.com.

Da Redação

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email