A Cruz é símbolo e realidade de um amor levado às últimas consequências

A Cruz é símbolo e realidade de um amor levado às últimas consequências

Jovens de toda a Igreja do Xingu,

Lamento não poder estar presente neste momento e conto com a compreensão de vocês. A minha agenda prevê nesta época do ano a visita pastoral às comunidades de Ourilândia do Norte e Tucumã. Sempre celebro o Círio de Nazaré e a festa de Nossa Senhora Aparecida com o povo do Alto Xingu.
No entanto, queria, pelo menos, deixar-lhes uma mensagem.

A Cruz e a imagem de Nossa Senhora que percorrem a Terra de Santa Cruz não podiam deixar de lado a nossa Prelazia que é a maior do Brasil e unir-nos às e aos jovens de todo esse país-continente.

É um momento de renovação de compromisso e profissão de nossa fé.

Numa sociedade em que até hoje irmãs e irmãos nossos são excluídos por causa de raça, gênero e condições econômicas, queremos defender a igualdade de todos os seres humanos,feitos à imagem e semelhança de Deus.

Queremos um Brasil de Justiça que defende os direitos e a dignidade de seu povo, especialmente dos mais fracos e pobres.

Queremos um Brasil, Lar para todas as famílias, em que as futuras gerações ainda encontram espaço para viver e não um meio-ambiente destruído por empreendimentos irresponsáveis e de consequencias imprevisíveis.

Queremos um Brasil, Pátria da fraternidade solidária,
em que a vida humana e a natureza criada por Deus valem mais do que o lucro e interesses econômicos,
em que o amor vence o ódio, resolve os conflitos e extingue as hostilidades,
em que as flores – sorriso de Deus – substituem as armas
e o abraço – gesto carinhoso do ser humano – mata a violência.

A Cruz é símbolo e realidade de um amor levado às últimas consequências, até à entrega da própria vida, de fidelidade até o fim. Que esta Cruz do Senhor que veneramos e aplaudimos agora seja sinal de nosso compromisso com o Reino de Deus, de nossa dedicação generosa às causas de um mundo justo e fraterno, anunciado e inaugurado pelo Senhor Jesus.

E a imagem de Nossa Senhora nos recorde que Jesus, no alto da cruz, nos confiou a nós sua própria mãe como última expressão de seu carinho: “Eis aí, sua mãe!“

Um grande e fraterno abraço a cada uma e cada um de vocês,
seu bispo e irmão,

Dom Erwin

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email