A Coroa do Advento: Que tal fazer uma na sua casa?

A Coroa do Advento: Que tal fazer uma na sua casa?

Dom Amilton Manoel, bispo de Guarapuava-PR e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, ensina como diapor a coroa do Advento, confira.

O formato redondo da coroa lembra o planeta em que vivemos, nossa Casa Comum, onde tudo está interligado; Deus está presente  na obra da criação.

O cepestre: é a única planta que resiste ao inverso rigoroso, não perdendo a sua cor, assim deve ser o cristão, sobretudo neste tempo de pandemia. Na grande tribulação, o cristão deve manter-se repleto da esperança cristã. A fita vermelha que envolve o cepestre é a Encarnação do Verbo, o sangue, a vida doada por amor.

As velas

As quatro velas lembram as quatro semanas do advento, tempo de espera. Podemos interpretá-las como as quatro formas de encontrar Deus ou as quatro virtudes do advento ou ainda os personagens que esperaram o Messias. As velas podem ser coloridas (como abaixo), ou todas brancas, ou todas roxas ou róseas. Há quem use três roxas e uma rósea destacando o 3° domingo (da alegria).

1º Vela – VERMELHA: Evoca a Encarnação de Jesus Cristo. “A Palavra se fez Carne e habitou entre nós…”. Virtude: VIGILÂNCIA. Personagens que esperam o Messias: OS PATRIARCAS.

2º  Vela – VERDE: Recorda a presença de Deus nas pessoas. “Tudo o que você fizer ao menor dos meus irmãos é a mim que você fará”. João Batista é a voz que clama no deserto. Virtude: ESPERANÇA. Personagens que esperam o Messias: OS PROFETAS.

3º  Vela – ROXA (ou rósea): Lembra a presença de Deus nos sacramentos. João Batista novamente nos chama à conversão. Virtude: ALEGRIA. Personagens que esperam o Messias: OS POBRES.

4º  Vela – BRANCA: Alerta que Jesus virá uma segunda vez. A ressurreição é o dom do encontro com o Senhor da Vida. Maria nos aponta o Salvador que está para nascer. Virtude: A PAZ. Personagens que esperam o Messias: JOSÉ E MARIA.

Por Dom Amilton Manoel, bispo de Guarapuava-PR e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email