A campeã do mundo recebe os campeões para a JMJ

A campeã do mundo recebe os campeões para a JMJ

 

Assim como na Copa do Mundo, milhares de pessoas de vários países estarão reunidas em torno de uma única causa. Se no Mundial esse motivo é o futebol, na JMJ esta união celebrará o amor, a esperança e a amizade. Os passes serão para construir laços firmes entre os jovens, o chute para longe será no pecado e gol terá o sabor da Eucaristia. O técnico é Jesus Cristo e o capitão do time o Santo Padre, o Papa Bento XVI.

Nessa partida, que é a vida, os jovens precisam driblar os inimigos que surgem pela frente, como as drogas, o álcool e a desmotivação. A tática já está escrita a mais de dois mil anos na Bíblia Sagrada. No capítulo 13 de São Mateus, o próprio Cristo anuncia a “estratégia” para vencer esse jogo. “A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um”. (Mt 13, 23).

Quem tem a raiz firme n’Ele é um vencedor. Mesmo que tribulações apareçam, que alguns resultados sejam adversos, a vitória já está garantida. Ela será muito maior do que levantar a Copa do Mundo. O Céu é o prêmio para os que persistirem. E é este o objetivo que os jovens devem almejar. Os que conseguem buscar a santidade nos tempos atuais já são verdadeiros campeões.

Fico imaginando como seria Jesus passando a instrução para os jogadores, ou melhor, os discípulos, nos dias de hoje. “A presença física de vocês é importante, mas é fundamental também que o anúncio da palavra seja feita através da Internet, principalmente nas Redes Sociais”. A Igreja Católica deve mostrar a sua força também nos meios eletrônicos, onde a permissividade tem livre espaço. Os jovens cristãos têm de se entusiasmar para evangelizar na Internet como se estivessem vestindo a camisa da sua seleção numa decisão.

A firmeza na fé é demonstrada através de testemunhos públicos. Para ser considerado um grande craque mundial, um jogador tem de ter participado da Copa do Mundo. Da mesma forma, um jovem católico para alcançar o Reino dos Céus não deve ter medo de julgamentos por admitir que praticam uma religião. A energia vem através da Eucaristia e a força com a união da juventude, que na Espanha dará uma prova de que vale a pena enfrentar todos os obstáculos para conquistar este título.

Hildo Neto, do Setor Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife e membro da delegação oficial da CNBB para a JMJ de Madri

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email