A caminho de Lisboa: Pastoral Juvenil do Brasil conclui Dias na Diocese do Porto

A caminho de Lisboa: Pastoral Juvenil do Brasil conclui Dias na Diocese do Porto

Na manhã do último domingo, 30 de julho, os peregrinos da Pastoral Juvenil do Brasil concluíram a semana dos “Dias na Diocese” com uma Santa Missa de Envio, celebrada na Igreja Paroquial São João Batista, de Canelas, em Vila Nova de Gaia. 

A celebração com a comunidade local e com as famílias de acolhimento foi presidida pelo pároco local, Pe. Manuel Lopes, que enviou a Lisboa os grupos de brasileiros, poloneses e austríacos que vivenciaram na localidade a preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

Na homilia, Pe. Manuel recordou o tema da JMJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, encorajando os jovens a terem a mesma coragem da Mãe de Jesus no anúncio do Evangelho em todas as partes do mundo.

Antes da bênção final, os peregrinos rezaram juntos a oração da Jornada Mundial da Juventude 2023 e receberam a aspersão de água benta.

Após a Celebração, no Centro Paroquial, os peregrinos dos três países que vivenciaram os Dias na Diocese na Paróquia de Canelas se reuniram junto às famílias de acolhimento para um almoço típico da região: porco no rolete e caldo verde. No período da tarde, os jovens dançaram – mesmo debaixo do sol escaldante do verão europeu – danças típicas de seus países. Os brasileiros não ficaram de fora e conduziram uma animada “Quadrilha”, sem deixar de lado o forró e o samba.

Para ficar por dentro de tudo que acontece em Portugal, fique ligado no site e redes sociais dos Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email