A arte e a expressão da beleza

A arte e a expressão da beleza

A arte e a expressão da beleza dos artistas

Hoje, dia 24 de agosto, é o dia do Artista e muito temos que celebrar nesse momento, afinal a arte é uma as maneiras de evangelização da juventude a qual acreditamos e colocamos em pratica constantemente!

O expressar-se artístico se apresenta de distintas maneiras, e segundo o Papa Francisco “as artes expressam a beleza da fé e proclamam a mensagem da grandeza da criação de Deus”. Por isso, a partir de hoje você confere nos JovensConectados uma série de postagens que fazem alusão e conclamam ao pedido do Papa para nos unirmos nesse momento, rogando para que a criatividade continue nos mostrando a grandeza de Deus!

Esse pedido se repete, pois é nessa beleza que queremos descobrir a criação e ir de encontro ao Criador. Tal pedido se renova ao longo da história reforçando que o artista também faz parte da “menina dos olhos de Deus”. E assim nos diz São João Paulo II em sua carta aos artistas, “por isso a História da Arte não é apenas uma história de obras, mas também de homens”.

E nós, “jovens (homens) de boa fé”, queremos fazer arte, seja pela dança, música, teatro, escrita, pintura! E ao ser artista queremos ser evangelizadores, pescadores de homens! Nessa beleza que se expressa e exala, a arte é o reflexo pelo qual descobriremos acima de tudo o AMOR!

Ser artista é não ter uma definição acabada como disse Augusto Cezar da banda DOM “ser artista não é chegada. É eterna estrada de chão batido, poeira vaidosa, ventos outonais soprados sobre nossa alma. Ser artista é dizer: Fala! Fala! Diante da escultura terminada e reconhecer que algo de Deus corre por suas mãos mesmo não sendo Deus. Mesmo reconhecendo não ser Deus.”

Sabemos nosso local de filhos do Criador, e parte da Criação, agradecemos pelo DOM do ser ARTISTA, por isso, aos artistas, à você, nossas felicitações, nos unamos em oração e em criatividade por esse momento!

Deixamos aqui ainda, uma reflexão sobre o dia do artista, escrita pelo Augusto Cezar Cornelius, para servir de inspiração e ressaltar a você, nosso artista leitor, o quão importante és no serviço da evangelização da juventude a partir dos seus dons!

Faça ARTE!

Deo Optimo Maximo

Ao visitar uma Igreja muito antiga talvez você se depare com as iniciais: D.O.M. e se pergunte sobre seu significado. “Deo Optimo Maximo”!

Para Deus o máximo, o melhor de nós! Este é um chamado e um convite para todos os cristãos. No evangelho segundo Mateus 5,48 nós lemos: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” e essa perfeição no amor deve abraçar toda a nossa existência, toda a nossa vida de oração e todo nosso serviço ao próximo.

Também nós, artistas, precisamos dar o melhor de nós, multiplicando todos os talentos que Deus nos deu, por amor aos nossos irmãos e por gratidão ao nosso Pai. Antes de tudo é preciso reconhecer o privilégio de servir, de estar disponível à construção do Reino de Deus, como uma benção que nos impulsiona e nos desinstala do nosso egoísmo, de uma vida ensimesmada.

“Para Deus o máximo, o melhor de nós!”, Augusto Cezar, integrante da Banda Dom.

A arte comunica. Ela é ponte entre irmãos, vidas, sentimentos, experiências. Ela une e aproxima. Carrega consigo a possibilidade de expressar de modo singular o crescimento espiritual do artista. “Por isso a História da Arte não é apenas uma história de obras, mas também de homens” nos diz São João Paulo II em sua carta aos artistas.

Então, todos os esforços precisam ser empregados para, de forma mais bela, podermos viver uma verdadeira “espiritualidade do serviço artístico” que edifica e faz renascer o povo de Deus. Devemos ter ânimo redobrado no estudo, na técnica (do grego tekhne – conjunto de métodos e pormenores de ordem prática essenciais à execução perfeita de uma arte), nas diversas preocupações com acabamentos e detalhes para que em tudo seja Deus glorificado!

Acima de tudo a reta intenção. “A beleza é chave do mistério e apelo ao transcendente” e nos cabe trabalhar com toda a nossa inteligência, humildade e perseverança para que mais e mais irmãos descubram o Caminho, a Verdade e a Vida.

Esse texto pode ser acessado também no site: augustocezarcornelius.com.br

Confira ainda a Mensagem do Papa Paulo VI, na conclusão do Concílio Vaticano II

E a mensagem do Papa Francisco para esse dia de hoje

Peçamos com o Papa pelos artistas, para que com sua criatividade continuem nos mostrando a grandeza de Deus.

Por Maria Emília e Phelipe Carvalho, Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email