ENC: Projeto Ide e Sínodo sobre a juventude são destaques da programação

ENC: Projeto Ide e Sínodo sobre a juventude são destaques da programação

A riqueza dos carismas, que têm o objetivo de uma missão em comum de levar a Palavra de Deus, são os ingredientes do Encontro Nacional de Jovens e Adultos de Congregações (ENC), que ocorre de 20 a 22 de julho de 2018 em São Paulo/SP, como parte do “Julho das Juventudes”. O projeto “Ide”, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CNPJ), e Sínodos dos Bispos, que acontecerá em outubro em Roma com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, são os destaques da programação.

O encontro tem como tema “Discípulos missionários construindo a Civilização do Amor” e iluminação bíblica “Ide fazer discípulos entre todos os povos” (Mt 28,19). “Dentre tantos motivos que temos para a realização deste momento especial, queremos tornar ainda mais visível a força da evangelização dos Jovens de Congregações que desenvolvem um trabalho importante na evangelização da juventude no Brasil, além do fortalecimento da unidade das Congregações que nos faz ser cada vez mais Igreja”, conta Dom Vilsom Basso, presidente da CNPJ.

A programação foi pensada para proporcionar um importante momento de reflexão, formação, espiritualidade e unidade da Igreja, que valoriza a diversidade de carismas e dons inspirados pelo Espírito Santo.

“Vejo que um dos pontos mais importantes é essa partilha e a fraternidade dos diversos carismas que estarão reunidos. Refletir juntos, trocar experiências, ‘figurinhas’ dos trabalhos. Refletindo o tema proposto, poderemos levar a experiência para nossos corações e realidades”, anima-se Ariany Leite, da Juventude Missionária Redentorista e representante das congregações religiosas na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional.

O tema “Discípulos missionários construindo a Civilização do Amor” traz a importância de papel de missão do cristão em um mundo marcado, infelizmente, pela violência, intolerância e individualismo. A partir do Evangelho, todos somos chamados e enviados a plantar a semente do Reino de Deus na sociedade para que seja mais justa, fraterna, de paz e verdadeiramente uma civilização do amor.

Confira todas as informações sobre o encontro, como inscrições e local, clicando aqui.

A programação começa no dia 20 com acolhida, jantar, celebração e explicação da metodologia do encontro. Já no dia 21, acontece momentos de espiritualidade, partilha dos carismas e formação sobre o projeto “Ide”. No dia 22, entre outras atividades, acontece um momento sobre o Sínodo dos Bispos.

PROJETO IDE

Missão, Formação, Estruturas de Acompanhamento, Ecologia e Políticas Públicas são os eixos do projeto, que dá continuidade às iniciativas do Rota300. Inspirados pelo pedido do Papa Francisco de uma “Igreja em Saída”, o projeto acontece até 2020 e cada  Diocese  e  expressão  juvenil  poderá  ver  a  melhor  forma  de  acolher,  divulgar  e  aplicar  o  “ide”.  O  essencial  é  que  todos  participem  deste  projeto,  abraçando  o  mandato  missionário  de  Cristo  “Ide  e  pregai  o  Evangelho  a  toda  criatura”  (Mc  16,15).  A  juventude  de  todo  o  país  é  chamada  a  protagonizar  este  projeto  missionário:  É  hora  de  sair! Clique aqui e saiba mais.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email