Franciscanos promovem caminhada no PR

Franciscanos promovem caminhada no PR

Foto: Bruna Oliver
Foto: Bruna Oliver

De 19 a 20 de Setembro aconteceu a IV Caminhada Franciscana da Juventude (CFJ), na região metropolitana de Curitiba (PR), que faz parte da da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Os quase 400 participantes foram acolhidos pelos freis no Convento São Boaventura, em Campo Largo, com canções e sorrisos. A animação era geral, pois a cada ano as Caminhadas crescem, já que a primeira delas contou com 40 jovens.

O trajeto de 20 km foi percorrido de madrugada, partindo de Campo Largo em direção a Curitiba e foi encerrado no Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, em Piraquara, onde todos foram carinhosamente acolhidos na Capela São Roque com a apresentação de um coral de crianças e puderam conhecer uma pequena parte do trabalho desenvolvido com os enfermos portadores de Hanseníase, também conhecida como doença de lepra, há anos conduzido pelo Ruy Guido Depinè.

Partilha, conhecimento, caridade e união foram sentimentos compartilhados pelos jovens. “Mesmo tendo participado das edições anteriores, conhecendo os frades e o carisma franciscano, fui surpreendida a cada momento. As vivências, o conhecimento e toda palavra partilhada tiveram um significado especial”, comenta Bruna Oliver, de Sorocaba (SP).

Segundo o animador vocacional da Província, Frei Diego Atalino de Melo, a intenção da caminhada era fazer os jovens perceberem as periferias existenciais. Outro motivo foi apresentar o Projeto Dikaion, que trabalha o ecumenismo e a história de frei Ruy, que lutou pelos pobres. “Neste mundo tão marcado pela exclusão e pela intolerância, até mesmo religiosa, queríamos apresentar a grandeza daquelas histórias de vida, um trabalho grandioso e nos dão um verdadeiro exemplo de amor ao próximo e união por uma causa comum”, ressalta.

Por: Juliana Cuani

Compartilhe com seus amigos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email

Franciscanos promovem caminhada no PR

Cursos