Tema da Campanha da Fraternidade inspira projeto científico em colégio do Paraná

Tema da Campanha da Fraternidade inspira projeto científico em colégio do Paraná

O tema da Campanha da Fraternidade, ação promovida pela Igreja Católica no período da quaresma – entre o fim do Carnaval e a Páscoa, será desenvolvido em um projeto acadêmico pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense.

A ideia partiu da coordenação pedagógica, que planejava incentivar a produção de projetos conforme os modelos universitários de iniciação científica. Diante da temática “Fraternidade e Tráfico Humano”, lançada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a equipe desenvolveu um plano integrado das disciplinas de História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso para tratar da questão.

“Diante de um assunto complexo que dificulta atividades práticas, como visitas de campo, aproveitamos para colocar em prática esse projeto de iniciação científica na área de humanas”, explica Marco Boin, Coordenador Psicopedagógico do Ensino Médio.

Entre fevereiro e março, todos os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio irão desenvolver um projeto científico nos moldes acadêmicos, com objetivos, justificativa e referências bibliográficas.

A partir de abril, após uma seleção, alguns jovens iniciarão a produção de artigos sobre o tráfico humano de pessoas, baseados nas pesquisas realizadas. Em junho, eles apresentação os trabalhos em uma banca composta pelos professores.

No segundo semestre, em agosto, está previsto um evento no qual os alunos apresentarão os trabalhos para os pais e professores por meio de Banners, assim como em exposições universitárias. Além disso, os três artigos mais bem avaliados serão premiados. “Faz parte do ideal Marista desenvolver nos alunos o espírito comunicador, solidário e também pesquisador”, afirma Boin.

Fonte: Assessoria Colégio Marista

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email