Cerca de 100 agentes juvenis das varias paróquias, movimentos e novas comunidades da diocese de Sobral, no Ceará, participaram nos dias 02 e 03 de fevereiro, no Centro de treinamento de Sobral(CETRESO), da capacitação para a campanha da fraternidade 2013.
O Tema da campanha deste ano é “Fraternidade e Juventude” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is. 6,8) e, que tem como Objetivo geral: Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz. E, Objetivos específicos: 1 – Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; 2 – Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que possam contribuir com seus dons e talentos; 3– Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
No sábado, dia 02, pela manhã houve um momento que foi conduzido pelo jovem Reinaldo, da equipe permanente e, que também faz parte do setor juventude. Após a exposição das analises os participantes foram distribuídos em grupos de trabalho e puderam dar muitas contribuições para auxiliar na evangelização da juventude na nossa diocese. Na hora do almoço os participantes puderam conferir as interpretações musicais do jovem Diego Damasceno, que nos presenteou com vários
sucessos da MPB. Pela tarde foi à vez do coordenador da RCC Robério Cavalcante nos apresentar o momento do julgar, onde deu ênfase à experiência dos jovens com as sagradas escrituras. Seguiu-se com um momento de adoração, lectio divina ( leitura orante da Bíblia) e deserto.
À noite, após o jantar, o encontro teve a santa missa presidida por Dom Odelir e uma Cristodance, animada pelos Djs Emanuel e João, ambos da Comunidade Shalom. No domingo pela manhã tivemos o momento da apresentação do agir que foi conduzido por Dorinha Vieira da equipe permanente (caritas). Nesta parte tivemos muitas propostas de ações para a animação da campanha da
fraternidade em nossas paróquias e comunidades em geral. Dentre elas podemos citar: Dia nacional da juventude diocesano e por paróquias, missões jovens, torneios entre os jovens, festivais da juventude, criação e animação dos setores de juventude nas paróquias, criação de grupos de estudos do YouCat(catecismo Jovem), entre outras. Alem de Dom Odelir, outros participantes ilustres estiveram conosco: Pe Gonçalo(vigário geral), Pe Joãozinho(pároco da sé e coordenador de pastoral), Pe Denilson(coord. de pastoral), Pe. Elânio(Ipu), Pe. Diassis(mucambo), Pe Fabio(seminário), Pe. Berg(pacujá), Frei Bené(franciscano), Fabricio(Coord. de pastoral), seminarista diocesanos, dentre outros.
ABERTURA OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013
A abertura oficial da campanha da fraternidade na diocese de sobral será no dia 16 de fevereiro, sábado, na missa presidida por Dom Odelir as 18h30min, na catedral de sobral. Após a santa missa teremos, no anfiteatro do Largo das Dores, apresentações culturais e artísticas, com a participação das varias expressões juvenis de nossa diocese.
CADASTRO DOS GRUPOS DE JOVENS DA DIOCESE DE SOBRAL
O setor juventude diocesano lançou outra ação concreta para a campanha da fraternidade 2013; a campanha de mapeamento de todos os grupos e movimentos juvenis de nossa diocese. O cadastro pode ser feito pela internet através de nosso blog: http://
fraternidadeejuventude.blogspot.com.br/p/cadastro-de-grupos.html
Por Equipe permanente da CF 2013