7 curiosidades sobre a Festa da Cátedra de São Pedro

7 curiosidades sobre a Festa da Cátedra de São Pedro

A festa celebrada hoje pela Igreja destaca a Cátedra de São Pedro, símbolo da missão que Jesus Cristo confiou a Pedro. Essa festa, como nos diz Bento XVI, “estimula-nos a nutrir a vida pessoal e comunitária daquela fé fundamentada sobre o testemunho de Pedro e dos outros Apóstolos. Imitando o seu exemplo, também vós, queridos amigos, podereis ser testemunhas de Cristo na Igreja e no mundo”.

Monumento da Cátedra de São Pedro (Foto: Vatican News).

1 – A Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo é celebrada desde o século IV como sinal da unidade da Igreja.

Assim escreveu Bento XI na Audiência de 22 de fevereiro de 2006, intitulada “A Cátedra de Pedro, dom de Cristo à sua Igreja”:

“A Liturgia latina celebra hoje a festa da Cátedra de São Pedro. Trata-se de uma tradição muito antiga, testemunhada em Roma desde o século IV, com a qual se dá graças a Deus pela missão confiada ao Apóstolo Pedro e aos seus sucessores. Literalmente, a “cátedra” é a sede fixa do Bispo, posto na igreja matriz de uma Diocese, que por isso é chamada “catedral”, e constitui o símbolo da autoridade do Bispo e, em particular, do seu “magistério”, ou seja, do ensinamento evangélico que ele, enquanto sucessor dos Apóstolos, é chamado a conservar e a transmitir à Comunidade cristã”.

2 – Duas festas eram dedicadas à Cátedra

“Com o passar do tempo, Pedro transferiu-se para Antioquia, cidade evangelizada por Barnabé e Paulo, onde os discípulos de Jesus foram chamados “cristãos” pela primeira vez (Atos 11,6). Por isso, esta cidade celebrava uma “festa própria” da Cátedra de Pedro, no dia 22 de fevereiro. A seguir, Pedro foi para Roma, onde concluiu a sua vida terrena com o martírio. Por este fim “glorioso” da sua existência, Roma foi considerada sede da “Cátedra” de Pedro, celebrada em 18 de janeiro. Em 1960, o Papa João XXIII uniu as duas festas, abolindo a de 18 de janeiro”. (Bento XVI, Audiência, 22/2/2006).

3 – A cadeira de São Pedro se encontra na Itália, mas não na catedral da Diocese de Roma

A Basílica de São João de Latrão, em Roma, é a “catedral do papa” – ela é a catedral da Diocese de Roma e contém o trono papal, o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo. “A Basílica de Latrão é também considerada a mãe de todas as igrejas, pois no ano de 313 d.C., Constantino construiu a igreja na entrada de Roma, para que os peregrinos que chegassem soubessem que ali era uma cidade cristã”. Porém, a cátedra com todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

4 – O monumento à Cátedra do Apóstolo é obra de um grande expoente da arte barroca Italiana

A Cátedra de Pedro é conservada na Basílica de São Pedro dentro de um compartimento construído pelo escultor e arquiteto italiano Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653; é considerada uma escultura do período barroco.

5 – Não se trata apenas de uma “cadeira”, como explica Bento XVI

“Na abside da Basílica de São Pedro encontra-se o monumento à Cátedra do Apóstolo (…), realizada em forma de um grande trono de bronze, sustentado pelas imagens de quatro Doutores da Igreja, dois do Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do Oriente, São João Crisóstomo e Santo Atanásio. Convido-vos a deter-vos diante desta obra sugestiva, que hoje é possível admirar decorada com numerosas velas, e rezar de maneira particular pelo ministério que Deus me confiou. Elevando o olhar ao vitral de alabastro que se abre precisamente acima da Cátedra, invocai o Espírito Santo a fim de que sustente sempre com a sua luz e a sua força o meu serviço quotidiano a toda a Igreja”. (Bento XVI, Audiência, 22/2/2006).

6 – São Jerônimo é quem faz a “primeira” referência à Cátedra de Pedro

Assim escreve São Jerônimo, em uma das suas epístolas escritas ao Bispo de Roma:
“Decidi consultar a cátedra de Pedro, onde se encontra aquela fé que a boca de um Apóstolo exaltou; agora venho pedir um alimento para a minha alma ali, onde outrora recebi a veste de Cristo. Não busco outro primado, a não ser o de Cristo; por isso, ponho-me em comunhão com a tua bem-aventurança, ou seja, com a cátedra de Pedro. Sei que sobre esta pedra está edificada a Igreja” (Cartas I, 15, 1-2).

7 – O testemunho de Santo Agostinho ajuda a compreender o significado e o valor dessa Festa

Diz Santo Agostinho: “A instituição da solenidade de hoje recebeu o nome de Cátedra dos nossos predecessores, porque, se diz, que o primeiro apóstolo, Pedro, tomou posse da sua Cátedra episcopal. Por este preciso motivo, as Igrejas honram a origem da Sede, que o Apóstolo aceitou para o bem das Igrejas”.

Com informações de Vatican News e Rádio Canção Nova.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email