61AGCNBB | Juventude em destaque: Assembleia Geral abordará evangelização e desafios com e para os jovens

A juventude “tá on” na Assembleia Geral dos Bispos da CNBB.

O tema “Desafios e Luzes na Evangelização das Juventudes” é um dos prioritários na edição deste ano, que acontece de 10 a 19 de abril no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, e reúne mais de 480 bispos, entre titulares, auxiliares e eméritos. É a Igreja no Brasil, com seus pastores e o olhar atento para as jovens ovelhas do rebanho de Cristo.

O tema na assembleia é uma resposta ativa aos anseios expressos pelos bispos no Sínodo dos Jovens, realizado em 2018, e que foi exortado pelo Papa Francisco com a Christus Vivit. No documento final do encontro, no parágrafo 119 “Os jovens pedem-nos para caminhar juntos”, afirma-se que a opção pelos jovens é uma “prioridade pastoral decisiva, na qual deve investir tempo, energias e recursos”. (Confira aqui o documento)

Para Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, a Igreja no Brasil volta os olhares aos jovens, seus desejos, necessidades, entusiasmo e protagonistas, sendo “o agora de Deus e da Igreja”.

“Tendo assumido a presidência da Comissão Episcopal para a Juventude, temos nos empenhado para colocar a juventude no centro das atenções da Igreja Católica no Brasil. Por isso, em novembro de 2023, quando estávamos fazendo já o programa da Assembleia Geral da CNBB, a 61ª, propus o tema ‘Desafios e Luzes na Evangelização das Juventudes’ como tema prioritário e foi aprovado”, recorda.

Como será a participação

Após a aprovação do tema, a Comissão Episcopal iniciou uma escuta ativa com os bispos referenciais nos regionais, os padres também referenciais, os jovens da coordenação nacional da Pastoral Juvenil, os da equipe de comunicação Jovens Conectados e tantas outras pessoas interessadas pela juventude. O intuito foi perguntar o que seria necessário dizer aos bispos de todo o país na assembleia.

“Com este trabalho, preparamos a temática e a participação de dois jovens, além de alguns bispos que trazem os documentos da Igreja no Brasil e da Igreja Universal para a evangelização das juventudes. Haverá espaço, ainda, para os bispos se manifestarem, enriquecendo nossa reflexão e propondo encontrar caminhos para investir tempo, pessoas e recursos financeiros na evangelização das juventudes em nosso país”, anseia o presidente.