Regional Leste 2 da CNBB terá Serviço Regional de Evangelização da Juventude

Regional Leste 2 da CNBB terá Serviço Regional de Evangelização da Juventude

Neste tempo da graça que a Igreja nos oferece, por ocasião da abertura do Ano da Fé – em comemoração às bodas de ouro de inauguração do Concílio Vaticano II – e nos caminhos rumo à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e a Semana Missionária (Dias em Dioceses) é uma oportunidade toda especial este nosso contato.

Desde o lançamento do Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais – a Igreja no Brasil renovou sua opção afetiva e efetiva em favor da juventude. Percebemos o esforço de nossas Dioceses, Pastorais, Movimentos, Novas Comunidades e Associações em vivenciar os indicativos, acolhendo-os dentro das características de cada realidade. As várias maneiras de organização surgidas exigem de nossa parte um novo olhar para a pluralidade e comunhão. As tantas experiências surgidas exigem de nós novas formas de acompanhamento, de colher-las e potencializá-las.

Na busca pela integração está se propondo a partir de vários diálogos a criação do “Serviço Regional de Evangelização da Juventude”. Não se trata aqui de um “Setor Juventude” como estrutura de acompanhamento do Regional Leste 2, mas sim de um espaço de diálogo composto por representantes de pontuais organismos que trabalham com a juventude presentes em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Mas como primeira experiência nesta direção foi constituída uma equipe de comunicação para garantir o acesso às informações sobre a JMJ Rio 2013 e boa organização da Semana Missionária nas Dioceses de Acolhida em nosso Regional. Esta equipe vem amadurecendo o trabalho e já iniciou o contato pessoal com as Igrejas Particulares a partir dos padres e religiosos que se encontram à frente dos trabalhos nas dioceses. Agora, prevendo os benefícios que este trabalho integrado oferece à Igreja, estamos reorganizando o atendimento desta que chamaremos de “Serviço Regional de Evangelização da Juventude”. O objetivo do projeto é a reorganizar a partir de novas realidades e demandas o acompanhamento da evangelização da juventude no Regional Leste 2.

Pensando a partir desse novo formato, aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, na casa de Retiro Santíssima Trindade, em Belo Horizonte(MG), a primeira reunião ampliada. Estavam presentes representantes do Ministério Jovem, Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Catequese, Pastoral Universitária, Novas Comunidades, Instituto de Patoral da Juventude do Leste 2. Além disso, tivemos outros segmentos que não puderam estar presentes, mas enviaram cartas ou justificativas: Centro Marista de Juventude de Montes Claros e Belo Horizonte, Serviço de Animação Vocacional e Vicentinos jovens.

A primeira experiência serviu para conhecimento mútuo, aproximação de forças e início de pensar atividades comuns para colaborar com a evangelização nas dioceses.

O objetivo é ser espaço de diálogo, partilha, comunhão e acompanhamento das atividades de evangelização da juventude no Regional Leste 2. Esse trabalho não unifica e nem substitui a organização própria de cada segmento no regional. Em relação às (arqui)dioceses, as pessoas envolvidas nesse espaço devem, além de conhecer, valorizar e ajudar a caminhada que cada diocese escolhe para sua organização interna. Ou seja: respeita-se a opção e identidade de cada diocese.

 

Por Pe.Sebastião Correa
Assessor do Serviço Regional de Evangelização

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email