12 fatos surpreendentes da fascinante vida de São João Paulo II

12 fatos surpreendentes da fascinante vida de São João Paulo II

Aqui estão 12 coisas surpreendentes da fascinante vida de São João Paulo II que talvez você desconheça:

1 – Aos 15 anos quase morreu por um disparo acidental

Um amigo estava te mostrando uma arma que achava estar descarregada. Quando o amigo apertou o gatilho, próximo a ele, a arma disparou. Felizmente (ou milagrosamente) a bala o atingiu de raspão.

2. Teve uma ”namorada” judia em sua juventude

Seu nome era Ginka Beer e era ”uma bela judia, com olhos estupendos e cabelo preto, fino, uma atriz magnífica.” Embora não possa descrever com precisão o vínculo entre Karol Wojtyla e Ginka, ela foi a primeira e provavelmente a única com quem teve uma relação romântica.

3. Foi ator e dramaturgo

Era membro de uma companhia de teatro e considerava a atuação como carreira antes de descobrir sua vocação ao sacerdócio.

4. Com 21 anos de idade já havia perdido todos os seus familiares

Sua mãe morreu quando ele tinha 8 anos por complicações no parto, seus três irmãos morreram durante sua infância, e seu pai morreu de um ataque do coração quando tinha 21 anos.

5. Foi atropelado por um caminhão nazista durante a Segunda Guerra Mundial

Em fevereiro de 1944, quando voltava para casa do trabalho, ele foi atingido por um caminhão alemão. Os oficiais alemães pararam e, ao ver que estava inconsciente e gravemente ferido, pararam um carro que estava passando e usaram como ambulância e o levaram para o hospital. Passou duas semanas internado. A terrível experiência, e sua surpreendente recuperação, confirmaram seu chamado ao sacerdócio.

6. Foi preso por soldados nazistas e escapou escondendo-se atrás de uma porta

Em agosto de 1944, durante um levantamento polaco, soldados nazista procuraram por toda a sua cidade para prender todos os homens jovens.
Ao entrar em sua casa, escondeu-se atrás de uma porta. Os soldados revistaram a casa, mas não o encontraram e se foram. Depois disso, se escondeu na residência de seu arcebispo, onde permaneceu até o final da guerra.

7. Participou do Concílio Vaticano II como bispo e ajudou a redigir vários documentos

Colaborou na redação do texto final da Dignitatis Humanae; no Decreto sobre a liberdade religiosa; e na Gaudium et spes, a Constituição Pastoral sobre a Igreja no mundo atual.

8. Foi o primeiro Papa não italiano desde o século XVI

João Paulo II era polonês e desde então não tivemos mais um papa italiano. Seus sucessores foram Bento XVI, um alemão; e Francisco, argentino.

9. Como Papa falou 9 idiomas com fluidez

Sabia polonês, latim, grego antigo, italiano, francês, alemão, inglês, espanhol e português. Em sua juventude esteve familiarizado com uns 12 idiomas.

10. Visitou 129 países durante seu pontificado

Isto o transformou em um dos líderes mundiais que mais viajou na história e o fez ganhar o apelido de ”Papa Peregrino”.

11. Beatificou e canonizou mais pessoas que o resto dos papas que o antecederam… juntos!

Beatificou 1.340 pessoas e canonizou 483. Esses números superam todos os beatos e santos canonizados por todos os Papa anteriores a ele na história da Igreja.

12. Foi herói de um HQ da Marvel nos anos 80.

Sim, leu bem! E não estava só: Madre Teresa de Calcutá e São Francisco de Assis também protagonizaram livros de histórias.

São João Paulo II, rogai por nós!!

Fonte: churchpop.com

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email