12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude \o/

12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude \o/

Você sabia que essa data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999?

A finalidade é promover o papel dos jovens como parceiros essenciais nos processos de transformação e gerar um espaço para a conscientização sobre os desafios e problemas que a juventude enfrenta.

O tema para 2020 é “Engajamento Juvenil para Ação Global”, a escolha desse tema busca destacar as maneiras pelas quais o engajamento dos jovens em nível local, nacional e global está enriquecendo instituições e processos nacionais e multilaterais, bem como tirar lições sobre como sua representação e engajamento na política institucional formal podem ser significativamente aprimorados.

“Permitir o engajamento dos jovens em mecanismos políticos formais aumenta a justiça dos processos políticos ao reduzir os déficits democráticos, contribui para políticas melhores e mais sustentáveis e também tem uma importância simbólica que pode contribuir ainda mais para restaurar a confiança nas instituições públicas, especialmente entre os jovens. Além disso, a grande maioria dos desafios que a humanidade enfrenta atualmente, como o surto COVID-19 e as mudanças climáticas, exigem uma ação global concertada e o envolvimento e participação significativos dos jovens para serem enfrentados de forma eficaz”.

O objetivo do International Youth Day (IYD 2020) é lançar luz sobre a necessidade de permitir o engajamento dos jovens, tornando as instituições locais, nacionais e globais mais inclusivas com o propósito de fortalecer sua capacidade (e relevância) para realizar uma ação global. O IYD deste ano busca colocar os holofotes no envolvimento dos jovens por meio dos três fluxos interconectados:

  •  Engajamento em nível local / comunitário;
  •  Engajamento em nível nacional (formulação de leis, políticas e sua implementação); e,
  •  Engajamento em nível global.

 

 

Por: UN.org

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email