O que significa ser santo? O Papa Francisco explica!

O que significa ser santo? O Papa Francisco explica!

Post_Layla_7_FacebookNa Solenidade de Todos os Santos, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no céu, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de todos para a felicidade eterna.

Mas então, em que consiste esta vocação universal a sermos santos? E como a podemos realizar? O Papa Francisco responde:

  1. “Antes de tudo, devemos ter bem presente que a santidade não é algo que nos propomos sozinhos, que nós obtemos com as nossas qualidades e capacidades. A santidade é um dom, é a dádiva que o Senhor Jesus nos oferece, quando nos toma consigo e nos reveste de Si mesmo, tornando-nos como Ele é.”
  2. “Para ser santo, não é preciso ser bispo, sacerdote ou religioso: não, todos somos chamados a ser santos! Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade só está reservada àqueles que têm a possibilidade de se desapegar dos afazeres normais, para se dedicar exclusivamente à oração. Mas não é assim! Alguns pensam que a santidade é fechar os olhos e fazer cara de santinho! Não, a santidade não é isto! A santidade é algo maior, mais profundo, que Deus nos dá”.
  3. “Quando o Senhor nos convida a ser santos, não nos chama para algo pesado, triste… Ao contrário! É o convite a compartilhar a sua alegria, a viver e a oferecer com júbilo cada momento da nossa vida, levando-o a tornar-se ao mesmo tempo um dom de amor pelas pessoas que estão ao nosso lado”.
  4. “Pensemos em Nossa Senhora, tão boa e bela, e recitemos o Rosário. Também este é um passo para a santidade. Então, vou pelo caminho, vejo um pobre, um necessitado, paro, faço-lhe uma pergunta, dou-lhe algo: é um passo rumo à santidade! São pequenas coisas, mas muitos pequenos passos para a santidade. Cada passo rumo à santidade fará de nós pessoas melhores, livres do egoísmo e do fechamento em nós mesmos, abertos aos irmãos e às suas necessidades”.

Barra

>> Confira a íntegra as palavras do Papa Francisco na audiência geral de 19 de novembro de 2014 AQUI.

“Eis o convite à santidade! Aceitemo-lo com alegria e sustentemo-nos uns aos outros porque o caminho para a santidade não o percorremos sozinhos, cada qual por sua conta, mas juntos, no único corpo que é a Igreja, amada e santificada pelo Senhor Jesus Cristo. Vamos em frente com ânimo, neste caminho da santidade” (Papa Francisco)

Vamos interagir: Qual o seu santo de devoção? Quem te inspira a viver a santidade no concreto da sua vida?! Conte Pará nós.

Texto obtido a partir do site da Santa Sé – www.vatican.va
Infográfico: Layla Kamila – Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email