Animadores da Música Litúrgica marcam presença no 26º CELMU

Animadores da Música Litúrgica marcam presença no 26º CELMU

Aconteceu de 04 a 14 de Janeiro de 2017, na capital de São Paulo, o curso Ecumênico de formação e Atualização Litúrgico-musical, promovido por várias entidades que dialogam na dimensão ecumênica e com o apoio do setor de Música Litúrgica da CNBB.

O Curso promovido pela CNBB é realizado todos os anos no mês de Janeiro em São Paulo, durante 11 dias, sendo feito em três anos/etapas e uma quarta etapa que serve como reciclagem e aprofundamento de temas. Muitos alunos, leigos, religiosos e religiosas, padres, seminaristas, diáconos, são enviados todos os anos por suas Dioceses e Paróquias que reconhecem a importância da formação Litúrgico Musical para os músicos membros da Pastoral Litúrgica local.

26 curso Ecumênico de formação e Atualização Litúrgico-musical

26º curso Ecumênico de formação e Atualização Litúrgico-musical

Nessa 26˚ edição do curso nacional de música litúrgica, estiveram presentes cerca de 80 membros das mais diversas dioceses do Brasil e a cada ano, vem se destacando o grande número de jovens presentes, nesse ano por exemplo, mais da metade dos inscritos era a juventude de todo o território nacional interessados em obter formação litúrgica e musical para melhor servir em suas comunidades. A vivência musical é marcada pela alegria contagiante do jovem, onde suas vozes com louvores dos mais diversos carismas ecoam não só na hora dos estudos, mas em todos os lugares, como nos restaurantes e no transporte coletivo, despertando em todos a curiosidade e a emoção de ouvir hinos de louvores tão bem executados de forma tão espontânea.

Curso Ecumênico de formação e Atualização Litúrgico-musical

Curso Ecumênico de formação e Atualização Litúrgico-musical

Conforme citado pelo prof. Eurivaldo Ferreira, o CELMU quer dar oportunidade à criação de momentos e espaços favoráveis para o conhecimento e fazer litúrgico-musical. É oferecido a pessoas que se dispõem a ser, de alguma forma, multiplicadores e animadores da formação litúrgico-musical nas bases. Ele quer fomentar a formação para a música litúrgica, auxiliando as comunidades do Brasil, a fim de que possam expressar, cantando uma música que ajude a vivenciar o Mistério Pascal, força propulsora da própria música litúrgica, presente e celebrado nos diversos momentos do Ano litúrgico nas diversas comunidades e congregações cristãs que se unem em suas assembleias no Dia do Senhor.

O objetivo principal do curso está em promover uma maior integração entre música e liturgia, mediante uma preparação adequada dos seus agentes, para que a música litúrgica seja verdadeira expressão do Mistério Pascal. Destinado a compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados nas ações litúrgico musicais e que garantam o efeito multiplicador nas comunidades.
A cada ano o aluno é inserido em uma didática incrível e transformadora que aprimorará suas percepções e habilidades musicais e lhe trará novas ferramentas e maneiras de trabalhar a música em suas comunidades locais.

CELMUCom um corpo docente qualificado que atua nas diversas áreas da música em suas comunidades cristãs e na academia, podemos citar alguns nomes como o músico e compositor litúrgico Padre José Weber, Frei Joaquim Fonseca, Maestro Nibaldo Araneda, Maestro Rogério Toledo, Padre Jair Costa, Eurivaldo Ferreira entre outros, o curso tem como teor e proposta o cuidado de um modo permanente na formação litúrgico-musical, a fim de garantir um cantar litúrgico autenticamente eclesial, belo, vibrante e significativo da riqueza insondável do Cristo e de seu mistério pascal, cantado como objeto da fé de inúmeras comunidades cristãs.

Dentre as diversas disciplinas da grade do curso, destacamos Canto coral, Canto gregoriano, Educação Musical, História da Música Cristã, Liturgia, Percepção Musical, Prática Instrumental, Prosódia, Regência, Cultura Popular, Fisiologia da Voz, Técnica do Canto, Técnica Vocal e Teoria Musical.

CELMU curso Ecumênico de formação e Atualização Litúrgico-musicalA vivência durante esses 11 dias é uma Jornada incrível de partilha, comunhão e irmandade. Ao unir vozes e instrumentos de pessoas dos mais diversos lugares e realidades do Brasil, que semanalmente servem a Liturgia por meio da música, descobrimos que o anseio é o mesmo: Entregar a Deus os dons e ajudar por meio da música a conduzir a assembléia litúrgica para melhor viver o Mistério Pascal de Cristo. Cada um retorna para suas casas com uma bagagem inesquecível cheios de vontade de multiplicar o conhecimento, inevitavelmente com novos amigos do Brasil inteiro e contando os meses para voltar para a próxima etapa.

Ano que vem nos encontramos!
Esperamos por você.

Os interessados em obter maiores informações sobre o curso e saber detalhes para participar em 2018 devem acessar o site www.celmu.com.br, ou ainda solicitar informações diretamente no e-mail: secretaria@celmu.com.br

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email