Arquidiocese de Curitiba (PR) realiza o DNJ

Arquidiocese de Curitiba (PR) realiza o DNJ

Nos dias 16 e 17 de setembro, a Arquidiocese de Curitiba (PR) promoveu o Dia Nacional da Juventude (DNJ) com o tema “Juventudes em defesa da vida dos povos e da mãe terra”, o evento contou com a participação de mais de 200 jovens. Um momento de integração, partilha, animação, celebração e atividades missionárias.

A programação começou na manhã do dia 16, com a espiritualidade sobre o tema, em seguida, houve um momento de integração entre todos os jovens que foram divididos em 4 grupos para as frentes de missão no evento: visita às casas das famílias, visita aos hospitais, abordagem de evangelização nas praças e ação social em um oratório festivo com crianças carentes. As missões foram conduzidas em conjunto pelas diversas expressões do Setor Juventude, após as missões houve partilha em pequenos grupos e a Santa Missa com Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR).

Já o domingo (17) começou com a reflexão sobre a vida dos povos que tiram o sustento da natureza e no caso da Arquidiocese de Curitiba (PR), também, da reciclagem, após assistir o documentário Ilha das Flores, houve uma palestra sobre importância da separação do lixo e da valorização de todas as pessoas que trabalham neste setor que tanto contribui para a sociedade. O restante do dia foi de integração, partilha e diálogo, com rodas de conversa sobre política, liderança, grupos de jovens, música e oficinas de reciclagem, teatro, dança, fotografia, ecologia, áudio e vídeo, dinâmicas, vestibular e mercado de trabalho, os jovens partilharam sobre suas realidades e desafios, aprenderam e ensinaram, após as oficinas e rodas os jovens fizeram um flashmob que ajudará a promover a equipe arquidiocesana de flashmob, um projeto para 2018.

“O DNJ foi uma oportunidade de renovação da fé para mim. E eu participei da oficina de plantio de árvores e foi uma boa ação para o meio ambiente”, comentou ao final do dia o jovem Guilherme, de um grupo paroquial.

No evento foi apresentada a Irmã Valéria Andrade Leal,ASCJ, como nova assessora eclesiástica do Setor Juventude.

Texto: Murilo Martinhaki – Secretário do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba (PR)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email